A transformação digital no food service e as tendências para o setor de panificação são os temas da próxima edição da Fipan, que vai acontecer entre os dias 19 e 22 de julho em São Paulo.
Quem acompanha as atualizações do mercado de produtos de padaria sabe que a tecnologia está inovando cada vez mais para modernizar a operação e melhorar a experiência do consumidor no ambiente físico e digital.
Mesmo com as restrições provocadas pela pandemia, estima-se que o setor de panificação lucrará US$ 590,54 bilhões em 2028, com o CARG de 5,12% durante o período de previsão (2021-2028).
O relatório divulgado pela Business Insights mostra o Brasil como líder do mercado de panificação da América do Sul, devido à alta inclusão de itens de panificação na dieta diária da população.
Diante deste cenário, conhecer as tendências para o setor de panificação pode ajudar os operadores desse ramo na hora de fazer o planejamento estratégico para os próximos anos. Quer saber quais são elas? Então, não pule os próximos tópicos!
Quais tendências para o setor de panificação devemos esperar?
1. Foco na experiência do cliente
Muito além do pão francês, agora o mercado de panificação deve suprir a crescente procura por experiências gastronômicas multissensoriais e surpreendentes. Ambientes gourmetizados, novos cardápios, atendimento personalizado… Existem muitas formas de encantar o novo perfil de consumidores.
Ressaltamos que para inovar, não é necessário fazer altos investimentos. Muitas vezes, o diferencial pode estar no capricho da finalização do pedido (que sempre rende um bom clique para as redes sociais), ou até mesmo disponibilizar tomadas e a senha do wi-fi para quem estiver fazendo uma reunião, por exemplo.
2. As redes sociais farão parte da criação de novos produtos
Como mencionamos no tópico anterior, o consumidor agora busca uma experiência multissensorial. Ou seja, além do sabor e do cheiro, a aparência de pães e doces se tornará outro fator decisivo para as vendas físicas e virtuais.
Você já deve ter se deparado com a febre dos “Bentô Cakes” que invadiu as redes sociais. Os minibolos com memes são um excelente exemplo dessa integração das padarias e confeitarias com o mundo digital.
Por essa razão, contar com itens que estão em alta nas redes sociais é mais uma das tendências do setor de panificação e confeitaria que os operadores precisam estar de olho.
Seu estabelecimento ainda não tem um perfil on-line? Então veja esse conteúdo sobre como bombar nas redes sociais criado especialmente para quem atua no setor de food service.
3. Produtos plant-based e para dietas restritivas
Outra tendência que já falamos aqui no blog é sobre os produtos à base de plantas e alimentos para pessoas com dietas restritivas.
O consumo de produtos veganos vem crescendo ano após ano mesmo entre aqueles que não seguem esse estilo de vida. Ter uma linha de produtos fabricados sem ingredientes de origem animal é uma tendência mundial para o food service, incluindo as padarias.
Outro nicho que está sendo cada vez mais abordado é aquele voltado para as pessoas com restrições alimentares como vegetarianos, diabéticos, celíacos, por exemplo. Muitas padarias e confeitarias já investem em produtos zero açúcar, glúten free e outros cardápios para pessoas que possuem alergias alimentares.
4. O futuro do planeta também faz parte das tendências para o setor de panificação
Citamos acima que existe um crescimento no consumo de alimentos veganos, certo? Em parte essa tendência está relacionada ao fato do consumidor procurar opções mais amigáveis para o meio ambiente.
Há muitos anos os especialistas falam sobre o impacto da redução de produtos de origem animal para a saúde do planeta. Esse movimento ganhou um nome: flexitarianismo. Nele, as pessoas não deixam de consumir alimentos de origem animal, mas reduzem a frequência.
Não é de hoje que a panificação sustentável é apontada como uma das principais tendências do setor, ainda sim, esse tópico merece uma atenção especial. já que desperta um interesse especial nos consumidores e na sociedade.
5. Produtos orgânicos e consumo local
No último tópico dessa lista sobre tendências no setor de panificação, não podemos deixar de mencionar uma das principais preocupações do consumidor food service atualmente: o que é, de onde vem e como foi produzido o alimento que estou consumindo?
Isso serve tanto para a origem dos alimentos, quanto para o método de preparo. Por essa razão, ter parcerias estratégicas dentro da cadeia food service oferece para as padarias e confeitarias mais segurança na hora de adquirir seus insumos e abastecer o estoque.
Outro ponto importante é a preferência dos consumidores por negócios locais ao invés de grandes redes, o que beneficia os operadores de pequeno e médio porte. Além da experiência que mencionamos nos primeiros tópicos, o consumidor também se importa com a história do local onde está consumindo.
Veja como conferir pessoalmente as tendências do setor de panificação na Fipan 2022!
Agora que você já está por dentro do que o consumidor espera do seu estabelecimento, está na hora de conferir as novas técnicas e equipamentos ao vivo na Fipan 2022.
- Novas oportunidades para empresas e profissionais do setor food service;
- Conteúdo voltado para aprimoramento de habilidades e ampliação de resultados;
- Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes;
- Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem panificação, confeitaria e toda a cadeia do food service com especialistas em produtos e demonstrações práticas;
- Muito mais!
Na agenda:
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP – Cep 02055-000
Datas: 19 a 22 de julho
Horário: das 9h00 às 13h00
Credenciamento: https://www.mbxeventos.com/CredenciamentoFipan2022/home