Aprenda a elaborar um planejamento estratégico para restaurantes! - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

Aprenda a elaborar um planejamento estratégico para restaurantes!

Beatriz Brasil,

26 janeiro 2022

Se você administra seu próprio estabelecimento, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a importância de desenvolver um planejamento estratégico para restaurantes. Existem muitas vantagens em ter um, e aqui você aprende o essencial para elaborar o seu.

 

Para que serve um planejamento estratégico para restaurantes?

 

O primeiro passo para ter sucesso na elaboração de um plano estratégico é compreender quais são suas vantagens e a sua finalidade. Esse conceito permite ver as coisas fora da caixa para criar metas e soluções mais eficientes.

 

Qualidade dos alimentos, atendimento ao cliente, ambiente, presença nas mídias sociais – esses são apenas alguns dos aspectos que devem ser considerados na formulação de um planejamento estratégico. 

 

Talvez, o seu negócio esteja precisando de uma repaginada, ou até mesmo precise oferecer algo que os outros restaurantes não entregam. Um sistema de delivery? Sobremesas excepcionais? Às vezes, estudar a concorrência pode trazer respostas surpreendentes sobre como aumentar seu faturamento.

 

Não estamos incentivando que seja um imitador, é claro. Mas que procure implementar soluções inteligentes que ofereçam ao cliente um diferencial e te coloque à frente dos concorrentes

 

E ao oferecer mais opções e serviços, você obtém mais reconhecimento e pode definitivamente conquistar uma grande quantidade de novos clientes.

 

Por onde devo começar?

 

Elaborar um planejamento estratégico voltado para o crescimento é uma tarefa que requer um pouco de estudo sobre gestão e marketing.

 

É sempre bom estar ciente dos pontos fortes do seu restaurante, mas também conhecer todos os aspectos que podem melhorar. Neste caso, a análise SWOT pode ser uma grande aliada no desenvolvimento do seu planejamento.

A sigla SWOT simboliza os 4 fatores que devem ser analisados. São eles: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), e Threats (Ameaças). Os dois primeiros são fatores internos, ou seja, coisas que podem ser administradas e controladas pelo próprio restaurante, enquanto as outras fazem menção a fatores externos, aquilo que não depende apenas da administração, mas do macroambiente.

 

Para entender essa técnica mais a fundo, separamos esse vídeo explicativo:

 

 

 

O que mais devo analisar ao desenvolver um planejamento estratégico para restaurantes?

 

Se, após fazer a análise SWOT, você sentir que tem pontos a melhorar em seu restaurante, certifique-se de separar algum tempo para levantar alternativas e criar um cronograma para as implementar. Um bom negócio está em constante movimento. Assim, como você nunca para de aprender – seu restaurante nunca deve desacelerar. 

 

A comida e o atendimento ao cliente são os elementos-chave de todos os restaurantes por aí. Todo plano estratégico de restaurante deve envolver a seção de alimentos! Mesmo que seu estabelecimento seja conhecido por sua comida impecável, procure surpreender seus clientes fiéis com algumas novidades no cardápio. 

 

Assim, como existem aqueles clientes que nunca vão se cansar da sua lasanha, lembre-se que também há muita gente que gostaria de experimentar algo diferente e novo também. Você pode deixar os mais vendidos em um menu fixo, enquanto adiciona pratos sazonais ao cardápio. Cada estação nos dá diferentes tesouros e oportunidades.

 

Faça uma análise de mercado

 

Todo plano precisa de uma análise de mercado. Mesmo que você já tenha um restaurante, deve sempre fazer uma análise periódica para saber o que está acontecendo no setor de alimentação fora do lar. 

 

Existe algum novo software de restaurante? Talvez possa melhorar o fluxo de trabalho do seu negócio! Tendências gastronômicas ou até mesmo mudanças na demografia em torno do seu restaurante – tudo tem impacto em seus negócios.

 

O mercado muda todos os dias, por isso, se você deseja administrar um restaurante de sucesso, deve acompanhar todas as novidades e adaptar seu negócio de acordo com as necessidades e expectativas dos seus clientes. 

 

Invista em um bom plano de marketing 

 

O marketing é uma parte inseparável de todos os negócios por aí. Não importa se você administra uma loja de roupas ou um restaurante. Diferente do que muitos acreditam, o marketing vai muito além de fazer a propaganda do seu negócio.

 

Um bom plano de marketing serve para te ajudar a alcançar mais objetivos, levando em consideração as necessidades do seu negócio. Quer aumentar o número de vendas durante a semana ou tornar sua marca mais conhecida? Existem ferramentas que podem te levar até lá. 

 

E por falar nisso…

 

As mídias sociais são ferramentas indispensáveis para restaurantes modernos

 

Em nosso conteúdo “Redes sociais para bares e restaurantes: chegou a hora de bombar!”, nós te mostramos a importância de ter uma boa presença digital e como criar conteúdos relevantes para seu estabelecimento.

 

Com as mídias sociais certas você pode se aproximar mais de seu público-alvo, tendo a oportunidade de realizar anúncios patrocinados segmentados para atrair novos clientes. Isso, sem dúvidas, é muito importante dentro do novo perfil de compra dos consumidores.

 

Também é uma boa oportunidade de pensar em outras estratégias, onde você pede aos seus clientes que marquem sua empresa ou compartilhem suas postagens. Ofereça descontos ou sobremesas grátis para seus próximos pedidos, por exemplo.

 

Planejamento estratégico no Food Service

 

Se você possui um estabelecimento de food service, seja um restaurante, bar, pizzaria, hamburgueria ou lanchonete, certifique-se de criar um planejamento estratégico completo e voltado para as novas tendências do food service. 

 

Aproveite os conteúdos disponíveis na internet e obtenha uma amostra grátis ou um modelo inicial para se basear. Concentre-se em diferentes aspectos do seu negócio, como presença nas redes sociais, delivery, análise de mercado e muito mais. 

 

Você irá se surpreender uma vez que comece a se aprofundar no assunto, pois verá quantas coisas podem ser melhoradas para que seu restaurante funcione sem problemas e com mais eficiência. 

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