Para ter um restaurante de sucesso, é preciso ir muito além da gastronomia. Quem opta pela alimentação fora do lar (Food Service), espera ter uma experiência agradável e a preparação da equipe faz toda a diferença na hora de garantir a excelência no atendimento.
Com a reabertura de bares e restaurantes após a pandemia, novas estratégias deverão ser adotadas para garantir uma vivência agradável para o seu cliente, sem deixar de lado as regras de higiene e segurança.
Neste momento, é fundamental que toda a equipe esteja envolvida e treinada para executar os novos processos com precisão e agilidade. Para isso, será preciso investir na capacitação dos colaboradores e na comunicação interna.
Quer dar um show na hora de recepcionar seus clientes após a pandemia? Então confira algumas dicas que separamos para trazer excelência ao seu atendimento.
Defina a “nova etiqueta” do seu restaurante
Ao inaugurar um estabelecimento, os proprietários definem qual é a forma de atendimento que melhor se encaixa no perfil do seu público. Seja a formalidade dos restaurantes clássicos ou até mesmo o ambiente descontraído das hamburguerias.
Se antes a interação entre os funcionários e clientes era mais próxima, agora a forma de atender deverá sofrer alterações para tornar o ambiente mais seguro para ambos.
Apesar do cenário desafiador, existe a oportunidade de introduzir ou consolidar um atendimento de excelência para o seu público. Engajar a equipe para ter ideias criativas é uma boa maneira de criar novas soluções baseadas na experiência de quem conhece bem o perfil de seus clientes.
Outra consideração que deve ser feita é a introdução de EPIs (equipamentos de proteção individual) para garantir mais segurança e confiabilidade durante o atendimento.
O uso de luvas, máscaras e toucas sempre foi recomendado para o manuseio e preparação da comida. A tendência é que essa exigência seja ainda mais fiscalizada pelo público após a quarentena.
Tenha uma equipe de primeira
Como mencionamos anteriormente, a chave do sucesso da excelência no atendimento é poder contar com uma equipe preparada e integrada para tornar todos os processos orquestrados e bem executados.
Aqui, na Monte Carlo Alimentos, consideramos esses três pontos essenciais na hora de treinar a nossa equipe:
- Aprimorar a comunicação interna – Todos precisam estar integrados nos processos para que haja mais agilidade e assertividade na execução dos processos;
- Promover a motivação e a realização profissional e pessoal dos colaboradores – Oferecer a oportunidade de crescer internamente, à medida em que eles aprimorem competências técnicas e comportamentais;
- Atrair e reter talentos – Se deseja oferecer uma experiência cada vez melhor no que tange o atendimento, é essencial contar com profissionais qualificados que estejam empenhados em cativar os clientes.
Em julho de 2020, concluímos a consultoria em Criação e Implementação do Playbook de Vendas, que foi conduzida pela DNA de Vendas.
Essa foi uma oportunidade de desenvolvimento enriquecedora para nosso time. Caso queira trocar impressões sobre este ou outros programas de consultoria, fique à vontade para entrar em contato através do e-mail: diretoria@montecarloalimentos.com.br
Sua empresa já contratou um serviço de consultoria comercial? Compartilhe com a gente em nosso Facebook as suas experiências!