Redes Sociais para Bares e Restaurantes: Como Criar?
Dicas de Gestão Foodservice

Redes Sociais para Bares e Restaurantes: Chegou a hora de BOMBAR!

Degrau Publicidade,

26 outubro 2020

Usar as redes sociais para promover bares e restaurantes é uma estratégia fundamental para crescer no ambiente digital. Conheça as estratégias que os melhores estabelecimentos utilizam na hora de criar seus posts e conquiste cada vez mais clientes. 

Sexta-feira à tarde, final de expediente, e aquela foto do chopp bem gelado aparece no seu feed. Bateu a vontade de curtir um happy hour com os amigos, não é? E quem nunca rolou a tela e viu aquele prato maravilhoso pertinho da hora do almoço? 

O uso das redes sociais por estabelecimentos food service está ganhando cada vez mais adeptos. Se você quer fazer seu bar ou restaurante ter destaque no ambiente digital, é essencial aprender como tornar seus posts realmente atrativos para seu público.

Separamos 5 dicas de como usar as redes sociais para fazer o seu restaurante se tornar um sucesso na internet. Acompanhe os próximos tópicos!

Antes de mais nada, precisamos falar sobre estratégia

Ao criar conteúdos de redes sociais para bares e restaurantes é preciso realizar um plano de ação. Isso porque, definir previamente alguns tópicos irá te ajudar a engajar o público e converter os cliques em vendas.

O primeiro passo para começar a criar conteúdo para redes sociais de restaurantes é definir qual é o seu público-alvo. Para isso, é preciso observar quem são seus clientes, conversar e fazer perguntas relevantes que te faça entender quais são seus verdadeiros interesses, necessidades, desejos e características.

Ao levantar todas essas informações, será possível definir quem é sua persona. Ou seja, quem é seu “cliente ideal” e qual tipo de conteúdo ele se interessa em consumir em suas redes sociais, tornando o processo de desenvolvimento dos posts muito mais assertivo, segmentado e com a linguagem correta.

Descubra em quais redes sociais vale a pena investir

 

Ainda, durante a etapa de planejamento, estabeleça quais são as redes sociais mais relevantes para o seu negócio. As mais indicadas para o food service são o Facebook e o Instagram, que possuem recursos mais atrativos para o público.

Quando se trata de redes sociais para bares e restaurantes, a qualidade sempre falará mais alto do que a quantidade. Isso porque, não adianta desperdiçar recursos criando posts para todas as redes sociais se sua persona não as utiliza. Então, primeiramente, você deve indagar:

  • Quais são as redes mais utilizadas por seus clientes e potenciais clientes?
  • Qual delas é mais atraente para o seu modelo de negócio?
  • Você vai conseguir mantê-las atualizadas com conteúdo frequente?

Após responder essas perguntas, será mais fácil entender o seu público e definir como será a sua atuação nas redes sociais.

 

Tudo pronto? Então está na hora de criar os seus perfis! 

 

Redes sociais escolhidas, contas criadas e agora é importante concluir essa etapa preenchendo todo o cadastro. Quanto mais completo seu perfil estiver, mais confiança e credibilidade seu estabelecimento irá transmitir nas redes sociais.

Invista um tempo para certificar-se que todas as informações estejam disponíveis nos campos determinados ou na bio (como é o caso do Instagram). Isso irá facilitar o público a encontrar dados importantes como contatos, endereço, formas de pagamento e delivery.

Até aqui você já aprendeu a como identificar seu público, escolher as melhores redes sociais e torná-las completas. Agora vamos te ensinar a escolher o melhor momento para divulgar seu restaurante.

Quando postar conteúdo nas redes sociais para bares e restaurantes

Um dos erros mais comuns é não saber o momento ideal de postar nas redes sociais. Isso porque, as publicações também precisam estar de acordo com seus dias e horários de operação. 

Se quiser atrair o público para o almoço, os posts devem ser feitos ainda no horário da manhã, mas se o objetivo for o happy hour, fazer publicações na parte da tarde pode ser mais eficiente. 

O recomendado é que os posts sejam feitos durante o período em que o estabelecimento estiver operando, ou quando seu público-alvo está on-line. Bares, pizzarias e hamburguerias que abrem as portas no final da tarde devem divulgar seus conteúdos em um horário próximo ao da abertura, para que haja tempo dos fregueses programarem a visita.

Se o intuito for divulgar uma promoção especial, reserve um tempo para fazer posts durante a semana, em horários coordenados com a rotina do seu público. Dessa maneira, você garante que seus conteúdos serão visualizados, gerando mais engajamento e melhores resultados.

 

E como eu faço para criar os posts perfeitos? 

Até aqui você já aprendeu as melhores táticas para acertar na hora de criar e postar seu conteúdo. Agora, vamos falar sobre uma etapa fundamental: o desenvolvimento da arte e do texto que será feito em cada publicação.

Como foi dito anteriormente, conhecer sua persona é fundamental para saber o que e como escrever para o seu público-alvo. Não se esqueça: os temas devem estar alinhados com a estratégia de marketing digital do seu restaurante

Procure referências em outros estabelecimentos que costumam trabalhar com um público semelhante e use essa pesquisa como base para começar. Com o passar do tempo, avalie os posts que tiveram os melhores resultados e passe a desenvolver os novos conteúdos baseados neles.

Em relação às artes, existem muitas ferramentas de design com templates prontos nos formatos corretos que podem te ajudar na hora de criar seus posts, como é o caso do Canva

Prova social nas redes sociais para bares e restaurantes

Você sabe o que é “prova social”? Esse conceito determina que as pessoas tendem a fazer escolhas baseadas nas decisões do coletivo, ou seja, os comportamentos são replicados de acordo com as experiências de terceiros.

Sem sombra de dúvidas, o setor food service é o que sofre maior influência das ações das provas sociais. Afinal, os bares mais cheios são os que aparentam ser mais animados, e os restaurantes com melhores avaliações geralmente conquistam mais pedidos nos deliveries.

Mas como trazer isso para as redes sociais?

Algumas redes sociais como o Facebook já possuem um sistema de avaliações, onde os usuários podem dar sua nota e fazer comentários sobre as empresas. É importante se atentar na qualidade do serviço, pois esse é o fator determinante que poderá despertar o interesse de novos clientes no seu estabelecimento. 

 

Não deixe de conferir: aqui no blog temos um conteúdo im-per-dí-vel com dicas para você encantar seus clientes, leia em Excelência no atendimento de bares e restaurantes.

 

Outra ação de prova social que gera bastante resultado é o compartilhamento do UGC (User-Generated Content), conteúdos gerados pelos próprios usuários. No Instagram, muitas marcas compartilham stories com fotos e depoimentos que os usuários postaram para promover a qualidade dos seus serviços, podendo fixá-los em seus destaques.

Por fim, você pode transmitir mais segurança para o público ao verificar suas contas nas redes sociais, impedindo a ação de perfis falsos e trazendo mais confiança para seus seguidores.

 

O que aprendemos sobre redes sociais para bares e restaurantes?

Criar boas redes sociais para bares e restaurantes pode parecer uma missão longa, mas todas essas etapas podem ser cumpridas facilmente em pouquíssimo tempo.

Após definir quem é sua persona e decidir em quais redes irá atuar, tudo o que precisa lembrar de fazer é:

  • Criar perfis completos com o máximo de informações para que os clientes te encontrem facilmente;
  • Definir o horário das postagens de acordo com seu funcionamento e estratégia de vendas;
  • Criar conteúdos estratégicos que sejam relevantes para o seu público-alvo;
  • Investir em ações de prova social que trazem mais segurança para o usuário.

Agora você já sabe tudo o que precisa para dar o pontapé inicial nas redes sociais de bares e restaurantes!

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