Associativismo no foodservice: como o IFB fortalece o setor e amplia sua representatividade no Brasil - Monte Carlo Alimentos
Operação Food Service

Associativismo no foodservice: como o IFB fortalece o setor e amplia sua representatividade no Brasil

Degrau Publicidade,

24 fevereiro 2025

O associativismo no foodservice é fundamental para que todo o setor seja mais forte e representativo. Ao se associarem ao IFB (Instituto Foodservice Brasil), as empresas ganham voz e podem usufruir de informações importantes, participar de eventos e estar em contato com outros empreendedores do setor para estabelecer parcerias e reforçar a cooperação empresarial entre os membros.

 

Empresas que fazem parte de uma associação de classe conseguem se preparar melhor para enfrentar os desafios de sua atividade, pois uma atuação conjunta em busca de objetivos comuns fortalece a competitividade, a representatividade econômica e torna o setor como um todo muito mais atuante.

 

No setor de foodservice, o IFB (Instituto Foodservice Brasil) desempenha um papel fundamental, pois promove boas práticas e traz aos seus associados uma visão ampla do setor para tornar os negócios de todos os membros muito mais eficientes, lucrativos e sustentáveis.

 

O papel do IFB no setor de foodservice

 

Como associação, o IFB tem o papel de conseguir o fortalecimento do foodservice ao ajudar a fomentar a qualificação profissional, o incentivo de políticas que impulsionam o crescimento de todo o setor e de contribuir significativamente para que toda a cadeia de alimentação fora do lar seja beneficiada. 

 

Visão geral sobre o Instituto Foodservice Brasil (IFB)


O IFB foi fundado por representantes das principais empresas do segmento que buscavam soluções para temas importantes que impactavam todo o setor. Atualmente a entidade tem a união de empresas dos mais diferentes nichos: fabricantes de alimentos, prestadores de serviços e operadores do setor de alimentação fora do lar. A Monte Carlo Alimentos é uma das associadas e a CEO da empresa, Ana Paula Coelho, faz parte da diretoria, sendo a Vice-presidente de Finanças para o exercício de 2025.

 

O objetivo da associação está explicitamente demonstrado em sua missão: “Unir a cadeia de valor – fabricantes, prestadores de serviços e operadores – em prol do crescimento, profissionalização e amadurecimento do Foodservice no Brasil”.

 

Principais iniciativas realizadas pelo IFB


A IFB tem papel ativo no setor de foodservice e tem promovido ações para fomentar e solidificar sua atuação em sua atividade de negócios e aos demais segmentos do mercado. Os comitês formados atuam em diferentes frentes e são responsáveis por ter representatividade política, trazer inovações ao foodservice e estabelecer boas práticas de sustentabilidade no setor. Os comitês do IFB são:

 

  • Comitê de relações institucionais, governo e jurídico
  • Comitê de inteligência de mercado
  • Comitê ESG (Environmental, Social and Governance)
  • Comitê de transformação digital

 

Em 2024, as principais ações do IFB podemos destacar:

 

  • Foodbiz Summit 2024 durante o Latam Retail Show, que abordou temas como inovação, liderança e multicanalidade no foodservice;
  • WebFood IFB evento on-line gratuito que apresentou cases reais de startups que estão impulsionando o setor;
  • Em parceria com o DataDrive e a Mosaiclab, realizou estudos para aferir o crescimento nos gastos com alimentação fora do lar no segundo semestre de 2024.

 

Por que o associativismo é essencial para o crescimento do setor?


O IFB mostra-se forte por representar empresas dos mais diferentes portes e que cobrem toda a cadeia de alimentação fora do lar. Os associados têm contato com informações importantes, participam de todas as decisões que podem impactar no desenvolvimento econômico do segmento e conseguem cooperar ativamente ao saber das resoluções que beneficiam o foodservice.

 

Unindo empresas para fortalecer o mercado


O associativismo no foodservice torna toda a classe que a representa muito mais robusta, isso garante que suas necessidades sejam ouvidas, debatidas e se possível, implementadas. Fazer parte do IFB permite a troca de conhecimento entre suas associadas por meio da promoção de eventos, fóruns e encontros que favorecem a sinergia de suas ações. 

 

Outro ponto importante é o acesso a pesquisas e dados estratégicos que contribuem para a tomada de decisões coletivas (e individuais) muito mais assertivas. O associativismo também facilita parcerias estratégicas entre as empresas, pois conseguem gerar novos negócios, fomentar inovações e favorecer o crescimento de todo o mercado.

 

Estímulo à sustentabilidade e boas práticas


Como dissemos, o associativismo permite ter acesso às inovações do setor, entre elas, boas práticas sustentáveis que podem ser implementadas nas empresas. A redução do desperdício, otimização de processos, uso de materiais sustentáveis, reciclagem de materiais e melhor aproveitamento dos alimentos são algumas práticas. O IFB também se preocupa com a capacitação profissional e desenvolve cursos e treinamentos para os membros para que o trabalho coletivo seja direcionado e realizado com muito mais qualidade.

 

Benefícios do trabalho colaborativo para as empresas associadas


Associar-se ao IFB traz inúmeras vantagens competitivas para as empresas, pois conseguem pautar suas ações baseadas em informações importantes e fidedignas.

 

Maior representatividade econômica e política


Uma associação sólida como o IFB tem muito mais voz e consegue maior representatividade. Com seu comitê de relações institucionais, governo e jurídico o IFB está sempre acompanhando as decisões políticas e trabalhando ativamente para que os interesses de toda a classe que representa 405 mil colaboradores do setor; conecta 173 mil estabelecimentos e empresas; atende mais de 184 milhões de consumidores por mês em todo o Brasil (Fonte: IFB) seja ouvida, respeitada e levada em conta nas políticas para o setor.

 

Acesso a recursos e conhecimento exclusivo


O IFB promove treinamentos e capacitações para seus associados, trazendo as últimas inovações do setor para que todos implementem em suas empresas. Com isso, os membros podem adotar uma gestão operacional muito mais eficiente em sintonia com os exemplos mais bem-sucedidos do mercado global.

 

O networking também é uma frequente entre os associados, isso favorece a colaboração no setor de alimentação fora do lar ao criar uma conexão que une todo o setor. Há trocas de experiências, estabelecimento de parcerias e, não raro, surgirem oportunidades de geração de novos negócios.

 

A relevância da representatividade no setor de foodservice


Como vimos, o setor de foodservice representa uma parcela significativa de empresas e estabelecimentos. Ter um órgão que luta por objetivos em comum é importante para que todo o segmento se articule de forma uníssona para lutar por seus objetivos.

 

Impacto no cenário econômico nacional


As empresas associadas ao IFB faturam mais de 100 bilhões de reais ao ano e centenas de milhões de consumidores são afetados diretamente. São números expressivos que impactam na economia nacional, e só uma entidade unificada e forte pode representar o setor de forma segura para cada vez melhorar o cenário, tanto para os consumidores quanto seus associados.

 

Parcerias e oportunidades geradas pelo associativismo


O IFB cria oportunidades para promover o crescimento e a inovação das empresas associadas. Uma das iniciativas é a plataforma FoodBiz Brasil, que fala sobre tendências, inovações e com conteúdo sobre melhores práticas de sustentabilidade. É uma boa fonte para empreendedores, chefs, fornecedores e colaboradores melhorarem suas operações e obterem melhores resultados.

 

Outra iniciativa é o FoodBiz Summit, que conecta profissionais do setor para discutir temas importantes para o setor, compartilhar experiências, fomentar a inovação e estimular o networking. Há também realização de pesquisa de mercado que traz informações relevantes para orientar sobre as decisões para todo o setor e para cada empresa em particular.

 

Associativismo como pilar do desenvolvimento do foodservice


Como vimos, as associações no foodservice são importantes para o desenvolvimento do segmento, que é um mercado representativo enorme que movimenta bilhões de reais e atende milhões de consumidores em todo o país.

 

Ser associado de uma entidade forte como o IFB, permite que todos os membros tomem decisões em prol de todo o grupo em busca de fazer cumprir seus objetivos primordiais, sejam ouvidos por entidades públicas e privadas a fim de tornar todo o setor muito mais representativo.

 

Se a sua empresa é do setor de foodservice, associe-se ao IFB e tenha ao seu lado empresas dos mais variados nichos do setor. Você terá acesso a informações importantes, poderá estabelecer parcerias e fazer negócios com muito mais facilidade, e estará contribuindo para que o setor seja muito mais forte no cenário brasileiro.

 

Se você gostou da matéria, conheça mais sobre o IFB e associe-se para ter todos os benefícios que esta entidade pode proporcionar.

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