A evolução do foodservice durante 2024 e como se preparar para o próximo ano - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Operação Foodservice

A evolução do foodservice durante 2024 e como se preparar para o próximo ano

Degrau Publicidade,

31 outubro 2024

O crescimento do foodservice passa por desafios operacionais importantes para os próximos anos. A transformação digital, a sustentabilidade alimentar e a compreensão do novo comportamento do consumidor são alguns fatores que irão guiar a gestão de bares e restaurantes daqui pra frente. Ao conciliar todas essas demandas, os empreendedores poderão trazer essa nova realidade para seus estabelecimentos e, com isso, tornarem-se mais competitivos e conquistar a preferência dos clientes.

 

O consumidor está cada vez mais consciente de suas atitudes e está repensando antigos hábitos e abrindo novas tendências de consumo. Temas como sustentabilidade, produtos orgânicos, desperdício de alimentos e uso da tecnologia são pautas e grandes desafios que marcaram o setor de foodservice no ano de 2024. 

 

Em meio a tantas questões que reforçam ajustes na gestão por parte do empreendedor para que possa se adequar à nova realidade do mercado, a  tecnologia destacou-se como uma aliada importante do setor, pois é um recurso que tornou os processos mais eficientes e tem ajudado nos temas citados anteriormente. Sua implementação no foodservice tornou toda a cadeia mais produtiva, ao mesmo tempo que conseguiu atender um perfil de público mais exigente com os assuntos atuais.

 

O panorama do mercado de foodservice em 2024

No decorrer de 2024, alguns fatores impactaram o setor. A tecnologia para restaurantes foi uma delas, pois automatizou atividades que antes eram feitas manualmente. O delivery e o takout (retirada na loja) também se consolidaram como formas de compra que os consumidores mais utilizam. 

As pessoas também se voltaram para a questão da sustentabilidade em um espectro mais amplo, que envolve a redução do desperdício, a utilização de alimentos mais saudáveis e frescos de produtores locais, e a preferência por produtos de época, que são mais em conta e abundantes. O mercado de foodservice percebeu que a sustentabilidade é um tema que estará presente nos próximos anos. Os consumidores até optam por estabelecimentos que seguem normas sustentáveis e acabam prestigiando iniciativas nesse sentido.

 

Fatores que puxaram o mercado para cima em 2024

Olhando o panorama do foodservice em 2024, podemos destacar alguns pontos importantes, como:

Crescimentos do delivery e takeout

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) o setor terá um crescimento de 8% em 2024, em relação ao ano passado. O delivery consolidou-se definitivamente como um dos canais mais utilizados pelas pessoas ao pedirem comida nos estabelecimentos e é um dos responsáveis pelo crescimento do setor. Esse hábito, consolidado devido a pandemia que durou quase três anos, veio para ficar. Seja para aquele pedido que será entregue em casa ou para retirada no local de venda (takeout).

Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor mudou, e muito! Hoje as pessoas buscam por opções mais saudáveis e a preocupação com a sustentabilidade afetou suas decisões de compra. Veja alguns números:

  • De acordo com o instituto de pesquisa Nielsen, 65% dos consumidores preferem estabelecimentos que dão preferência por uma produção local e optam por itens orgânicos. 
  • Opções veganas ou vegetarianas têm se consolidado ao longo dos anos. O Sebrae divulgou dados em abril deste ano que mostraram um faturamento global de US$ 51 bilhões em produtos dessas duas categorias. Entre 2015 e 2020, o veganismo e o vegetarianismo cresceram 70% em todo o mundo. 

Tecnologia

As inovações tecnológicas no foodservice otimizaram os processos e a automatização de tarefas, sendo responsáveis por reduzir o tempo no atendimento. As plataformas de delivery e aplicativos conseguiram fidelizar ainda mais os clientes só pela menor espera em seus pedidos. A tecnologia contribuiu também em outras frentes, como o controle mais efetivo do estoque, a diminuição do desperdício, serviços mais ágeis e assertivos, redução do erro humano.

Sustentabilidade

Os clientes buscam por estabelecimentos que praticam a sustentabilidade. Segundo pesquisa da Innovapack, 74% dos entrevistados no Brasil deixaram de frequentar um bar, restaurante ou deixaram de pedir no delivery por conta do estabelecimento não aplicar práticas sustentáveis. Muitos locais perceberam essa tendência e passaram a investir na redução do desperdício, na reciclagem dos materiais e em ingredientes de produtores locais (fator que ajuda na redução do frete e evita a emissão de poluentes automotivos).

 

O que limitou o crescimento do mercado de foodservice em 2024

Os maiores desafios na gestão de bares e restaurantes foram o aumento dos custos operacionais, a falta de mão de obra qualificada e as dificuldades em implementar práticas sustentáveis. 

  • Custos operacionais: houve um aumento dos custos que envolveu diversos fatores, como o preço dos insumos, a alta dos combustíveis, a energia elétrica mais cara, entre outros fatores que impactaram diretamente no preço final para o consumidor. 
  • Escassez de mão de obra qualificada: segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), 30% dos estabelecimentos do setor tiveram dificuldade em recrutar mão de obra para preencher suas vagas. Algumas das causas foram a falta de formação adequada e desinteresse do candidato pela carreira no setor. Algumas empresas fizeram treinamentos específicos de capacitação interna ou parcerias com instituições que capacitam os funcionários a fim de conseguir funcionários qualificados.
  • Sustentabilidade: implantar práticas sustentáveis tem um custo inicial significativo e devem estar atreladas a outras ações complementares, como a adoção de tecnologia para agilizar os processos internos, a busca por produtores locais que oferecem produtos de qualidade, redução do desperdício de alimentos com a adoção de uma logística precisa. Esses são alguns desafios ao longo de 2024 e para os próximos anos neste tema.

 

A importância da gestão e adaptação em tempos de mudança

Algumas empresas adotaram mudanças ao longo dos anos e chegaram em 2024 mais competitivas, principalmente as que investiram em tecnologia. O uso de inovações tecnológicas permitiram racionalizar suas operações, eliminar tarefas supérfluas, agilizar o atendimento e diminuir os erros humanos só para citar alguns pontos. Exemplos que foram destaque:

McDonald’s

Instalou em suas lojas quiosques de autoatendimento. O cliente faz o pedido online e paga diretamente pelo painel digital. Esse recurso agilizou o atendimento e reduziu as filas nos caixas. A tecnologia também reduziu a demanda por mão de obra especializada em determinadas etapas do processo da rede. A inteligência artificial está sendo utilizada para personalizar as recomendações no menu, gerando um aumento no ticket médio de 10%. 

Spoleto

A digitalização dos processos integrou a gestão de pedidos, estoque e atendimento ao cliente, conseguindo analisar os dados em tempo real. Com isso reduziu o desperdício e conseguiu otimizar a reposição de insumos com o controle mais efetivo do estoque. Com o uso da tecnologia a rede conseguiu se adaptar às oscilações da demanda, principalmente em eventos sazonais de datas comemorativas ou em campanhas promocionais. O resultado foi uma economia de 15% nos custos operacionais. 

Domino’s Pizza

Na Nova Zelândia e Holanda, a Domino’s Pizza faz entregas utilizando drones. Com isso o tempo para receber o pedido foi reduzido e melhorou a experiência do cliente. O uso de algoritmos de otimização de rotas contribuiu para reduzir em até 20% o custo gasto com combustível dos veículos utilizados para entregas.

 

Preparando-se para o mercado de 2025: tendências e previsões

Os temas que foram destaque neste ano devem continuar sendo tendências para 2025: sustentabilidade, tecnologia no foodservice e o comportamento dos consumidores. 

Consumidores em 2025

A preocupação com uma alimentação mais saudável estará em alta no próximo ano. Alimentos naturais, principalmente os orgânicos, serão bastante procurados. Segundo dados da Nielsen 70% dos consumidores têm uma preocupação real com o que consomem em casa ou na alimentação fora do lar. A questão com a boa forma e a saúde terão maior peso na escolha do que as pessoas comem, seja para o preparo em casa ou nas opções de menus de bares e restaurantes. 

Tecnologia em 2025

A tecnologia continuará sendo bastante utilizada e até mesmo aprimorada. Haverá maior número de estabelecimentos que irão aderir à economia digital em seus processos, que tornarão os serviços mais ágeis, haverá maior racionalização das etapas e até mesmo maior rentabilidade. O uso da inteligência artificial será mais disseminada e facilitará as operações ao fornecer dados estatísticos reais, que poderão ser utilizados para ajustes no cardápio, no atendimento, na reposição de insumos, na preparação de promoções em períodos de menor demanda, etc. 

Sustentabilidade 2025

A questão de operações mais sustentáveis ainda será um tema relevante no próximo ano. Segundo pesquisa da McKinsey, instituto de pesquisa, 60% dos consumidores não se importam em pagar um pouco mais por produtos de marcas que demonstrem comprometimento real com práticas sustentáveis, por isso será preciso que as operações das empresas sejam mais transparentes.

Para o setor do foodservice isso se traduz em operações com menor desperdício de insumos e alimentos, utilização de produtos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos, utilização de matéria prima de produtores locais, pois os ingredientes se mantêm mais frescos e ajuda a diminuir o custo e a poluição ambiental com a dispensa na utilização de veículos, entre outros benefícios.

 

O impacto da economia digital no foodservice em 2025

O avanço contínuo da tecnologia com suas inovações constantes na gestão de restaurantes irá aprimorar ainda mais as operações do setor. A inteligência artificial permitirá a personalização no atendimento ao cliente por meio de seu histórico de frequência e dos pedidos já feitos anteriormente. Será útil também, para maior controle do estoque, na redução de desperdícios e, consequentemente, na economia das operações e para a realização de práticas sustentáveis.

O big data colherá informações para análise em tempo real. Esse recurso será importante para a tomada de decisões em relação às operações do bar ou restaurante como: as tendências de consumo, o monitoramento da eficiência no atendimento, a satisfação ou críticas dos clientes, o monitoramento da taxa de conversão, o valor do ticket médio do dia, entre outros dados. 

Como os operadores de foodservice podem se preparar para 2025

Espera-se que em 2025, a evolução do foodservice continue sua trajetória rumo à automatização de suas operações para que todas as áreas sejam contempladas a fim de oferecer um serviço completo e mais eficiente. 

Conseguindo implementar práticas baseadas nos temas apresentados nesta matéria, os bares e restaurantes estarão alinhados com as expectativas dos clientes e poderão tirar melhor proveito das inovações tecnológicas – tornando a gestão do estabelecimento cada vez mais eficiente e aprimorando seus serviços.

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