O que a Copa do Mundo de 2022 representa para o setor de Food Service? - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

O que a Copa do Mundo de 2022 representa para o setor de Food Service?

Degrau Publicidade,

22 novembro 2022

Após quase três anos depois do surgimento da Covid-19, o maior torneio esportivo mundial está sendo celebrado pelos membros da cadeia food service – e os números estão do nosso lado. Estima-se que a Copa do Mundo 2022 deve injetar mais de R$ 864 milhões no faturamento de bares e restaurantes do Brasil.

 

Pela primeira vez na história o torneio está sendo realizado no final do ano, durante a primavera no hemisfério sul do planeta e, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), essa é uma excelente notícia já que nesse período acontece o pagamento da primeira parcela do 13º salário, aumentando as chances de faturamento dos estabelecimentos.

 

Outro fator que contribui ainda mais para o otimismo dos operadores é o horário dos jogos da nossa seleção: as primeiras três partidas irão acontecer às 13h e 16h, o que certamente aumentará a movimentação dos estabelecimentos durante esses períodos nas próximas semanas.

 

Aumento do faturamento e geração de empregos no setor food service durante a Copa do Mundo 2022

 

O setor de food service foi duramente impactado durante a pandemia, quando cerca de 335 mil estabelecimentos fecharam as portas, causando a demissão de aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores. Nesse período, 79% dos negócios procuraram empréstimos, mas apenas 50% tiveram acesso às linhas de crédito.

 

A boa notícia é que as empresas estão se recuperando gradativamente e hoje o food service representa 2,7% do PIB brasileiro, com cerca de um milhão de estabelecimentos e seis milhões de postos de trabalho em todo o país.

 

A esperança do Hexa vai muito além do título: graças à Copa do Mundo, 60% dos donos de bares e restaurantes estão contratando funcionários extras para compor a equipe de atendimento durante o torneio, possibilitando uma emenda com as festas de final de ano para milhares de trabalhadores.

 

De acordo com IBGE, os operadores food service de pequenos negócios estimam o crescimento de 35% no faturamento durante a Copa do Mundo 2022, o que seria um grande alívio no fluxo de caixa de quem ainda está pagando as parcelas dos empréstimos realizados durante a pandemia.

 

Como os bares e restaurantes podem lucrar mais durante a Copa do Mundo 2022?

 

Já falamos algumas vezes sobre as melhores estratégias de como preparar seu estabelecimento para eventos como a Copa do Mundo aqui no nosso blog. Mas, queremos reforçar alguns pontos importantes, como:

 

1º – Garanta o funcionamento básico da operação para não perder consumidores 

 

Se o seu objetivo é recepcionar os clientes durante os jogos, garanta que:

 

  • O seu estoque esteja bem abastecido (não deixe seu pedido para última hora);
  • Os televisores e telões estejam funcionando (e tenha um plano B caso aconteça algo);
  • Os funcionários estão em número suficiente e preparados para lidar com a demanda;
  • Os cuidados com a limpeza e higienização serão reforçados pelo aumento de casos de covid nos últimos dias.

 

2º – Organize-se para evitar os gargalos e reclamações com o delivery

 

Agora, se o seu negócio atende via delivery, existem outros pontos de atenção como o aumento no prazo de entrega por causa da alta demanda, o número de entregadores (avalie se vale a pena contratar um particular durante a Copa do Mundo) e também os canais de atendimento.

 

Se o seu estabelecimento também só atende através de aplicativos como Ifood e Rappi, atenção: essas plataformas podem ficar sobrecarregadas com o excesso de demandas e apresentar falhas durante o horário dos jogos. Pesquise outras formas de atendimento e não esteja em apenas um local.

 

3º – Invista na divulgação durante toda a Copa do Mundo

 

Pode ser nas redes sociais, no panfleto que vai junto ao pedido, no anúncio patrocinado no Google ou em qualquer outro canal que escolher: não deixe de se promover durante a Copa do Mundo.

 

Criar promoções, descontos, cardápios especiais e brindes pode se tornar um diferencial valioso para fisgar grupos que estão procurando um ambiente gostoso para curtir os jogos com a galera.

 

4º – Tenha uma programação após o jogo

 

Seus clientes não precisam ir embora depois que a partida terminar. Garanta uma atração que mantenha as mesas ocupadas e o ambiente animado.

 

Deixe uma playlist pronta com os estilos musicais que o seu público mais gosta e comece o Happy Hour com drinks especiais e promoções para quem já está no local. Essa é uma maneira de prolongar um pouco mais a permanência no seu estabelecimento e melhorar os lucros durante os jogos.

 

Aproveite as promoções de Black Novembro da Monte Carlo Alimentos para abastecer seu estabelecimento durante a Copa do Mundo 2022!

 

Aumente sua margem de lucro comprando tudo o que você precisa para abastecer o seu estoque com descontos e condições imperdíveis!

 

Ganhe 15% de desconto com o cupom “PRIMEIRACOMPRA”* e adquira produtos das melhores marcas com até 10% off.

 

Ligue para uma de nossas consultoras no telefone: (11) 2114-0060

 

Ou acesse: https://mcarlo.co/comprar 

 

Confira todas as promoções e ofertas que estão rolando em nossas redes sociais!

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também: