Falta pouco para uma das datas mais movimentadas no setor food service e, se deseja aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães, ainda dá tempo de preparar o seu estabelecimento.
Confira!
Por que o Dia das Mães é uma data importante para o setor food service?
Todos nós sabemos que uma das maneiras mais populares de mostrar apreço pelas mães – ou qualquer pessoa que desempenhe esse papel – no Dia das Mães é reunir-se à mesa para uma refeição deliciosa, certo?
De acordo com o levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a data deve atingir R$ 56,5 bilhões de faturamento em 2023.
E para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães, os operadores de restaurantes e seus funcionários devem estar preparados para um fluxo maior de consumidores e pedidos de delivery durante a data.
Então, se aproveitar ao máximo este feriado, essa é a chance de rever sua estratégia operacional e divulgar ao máximo as ações especiais e horário de funcionamento. A seguir, vamos explicar como isso pode ser feito.
Como aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães?
1. Considere as tendências de consumo
Há algum tempo nós estamos notando uma mudança no perfil de consumo no setor de alimentação fora do lar, em especial nas datas comemorativas.
Seja pelo conforto e comodidade de poder se reunir em casa, ou apenas para evitar o trânsito e longas filas nos restaurantes, boa parte dos clientes vão optar por realizar seus pedidos via delivery ou retirada no local.
Outras tendências relacionadas à alimentação saudável também podem ter grande relevância nessa data, onde grupos com preferências e restrições alimentares também procuram por uma experiência diferente.
Logo, para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães você deve começar a preparar toda a estrutura do seu estabelecimento (online e presencial) para receber o público.
2. Ofereça pratos e pacotes de refeições personalizados
Comemorar o Dia das Mães em restaurantes não é apenas sobre a comida, mas também sobre as famílias passarem um tempo de qualidade juntas.
Por isso, uma das formas de aumentar as vendas do restaurante no Dia das Mães é com a criação de um menu especial para a data, destacando não apenas os pratos individuais, mas principalmente as opções para grupos maiores.
Você pode montar um menu degustação com os principais pratos da casa, por exemplo.
3. Torne o ambiente mais especial para a ocasião
Na era digital, oferecer uma experiência “Instagramável” é essencial para cativar os clientes, ainda mais em uma data tão especial como o Dia das Mães.
Portanto, tire algum tempo para decorar e dar aquela caprichada nas instalações. Certifique-se de que todo ambiente está em boas condições e faça a escala de uma equipe para garantir a limpeza contínua ao longo do dia. Alguns cuidados que pode adotar, são:
- Crie arranjos para decorar as mesas;
- Cuide para que os banheiros estejam limpos e funcionando;
- Faça decorações perto dos espelhos;
- Converse com a equipe e reforce a importância da excelência no atendimento.
4. Dê mais atenção para as redes sociais
Você já deve ter feito ao menos um post falando sobre o Dia das Mães, certo?
Mas, para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães será necessário deixar a comunicação impecável, com todas as informações claras.
Disponibilize os horários de atendimento, informe sobre canais para reservas, se irá ou não atender por ordem de chegada. Também é importante divulgar as promoções especiais e aplicativos para quem vai fazer pedidos online.
Uma vantagem da comunicação prévia é poder estimar qual será a movimentação no dia para preparar uma escala de funcionários e abastecer o estoque corretamente.
5. Ofereça um menu com preço fixo para viagem
Em um dos feriados mais movimentados do ano, ter um menu com preço fixo para o delivery pode minimizar a pressão sobre sua equipe, enquanto cria uma experiência memorável para as mães.
Um menu limitado significa que as equipes do restaurante podem preparar as refeições com mais agilidade, assim como servir as mesas e tirar as dúvidas dos clientes sobre as opções disponíveis.
6. Cuide das crianças para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães
Lembre-se de que o Dia das Mães é para deixar as mães felizes e, para isso, também é necessário manter os filhos pequenos satisfeitos também.
Considere oferecer um menu adequado para crianças, com pratos adaptados para as preferências alimentares e quantidade razoável.
Assim as mães podem relaxar sabendo que seus filhos estão bem alimentados e aproveitando o dia tanto quanto elas.
Conte com a Monte Carlo Alimentos para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia das Mães
Se você é de São Paulo e precisa abastecer o seu estoque com uma ampla variedade de produtos e entrega rápida, conte com a Monte Carlo Alimentos!
Além de disponibilizar diversos canais para você fazer seu pedido onde, como e quando precisar, nós temos linhas de crédito pré-aprovadas e prazos de pagamento estendido para operadores food service, mediante à análise de crédito.
Para saber mais, acesse a página “Como Comprar” e conheça a melhor opção para o seu negócio.
A Monte Carlo Alimentos deseja um Feliz Dia das Mães para todas as nossas clientes, colaboradoras e parceiras que exercem esse papel tão lindo e importante.
A força e determinação de vocês nos inspira a construir um mundo melhor!