Montar Um Menu Especial: 5 Passos Para Inovar Seu Cardápio + Bônus!
Dicas de Gestão Foodservice

Aprenda a como montar um menu especial para o seu restaurante

Degrau Publicidade,

17 maio 2022

Se você está prestes a abrir um restaurante ou quer dar uma repaginada no seu estabelecimento, montar um menu especial pode ser um grande diferencial de negócio, sabia?

 

Aos poucos o food service começa a se recuperar dos impactos da pandemia. Usar a criatividade é essencial para os operadores que precisam vender mais para cobrir as despesas decorrentes de empréstimos e também para aqueles que estão entrando no setor de alimentação fora do lar.

 

É muito importante ter um menu especial pois se torna um diferencial que pode agregar valor para a experiência do consumidor presencial ou até mesmo para quem pede por delivery.

 

O que saber antes de montar um menu especial para seu restaurante

 

Em nosso post sobre as vantagens de adotar um cardápio sazonal, falamos sobre a importância de aproveitar as datas comemorativas para criar um menu especial e conquistar seus clientes com novas opções.

 

Um dos principais benefícios dos menus para ocasiões especiais é gerenciar melhor a demanda, insumos e tempo de atendimento. Sabemos que quando a movimentação é maior do que o previsto, podem acontecer atrasos que resultam em aborrecimentos, não é?

 

Para evitar esse tipo de problema, elaboramos 5 passos para montar um cardápio especial considerando os aspectos fundamentais de gestão e atendimento. Segue a lista:

 

#1 – Escolha pratos que façam sentido com a ocasião

 

Ao montar um menu especial é importante alinhar o perfil do seu estabelecimento com o perfil do seu consumidor e a data em questão.

 

O dia dos namorados, por exemplo, é uma excelente época de servir pratos quentes harmonizados com vinhos e/ou cervejas especiais.

 

Muitos estabelecimentos como bistrôs, cafeterias, pizzarias e restaurantes de hotéis podem trazer propostas inovadoras e românticas para oferecer uma experiência especial e diferenciada para os consumidores.

 

#2 – Atente-se aos ingredientes disponíveis

 

Ao criar seu menu especial, tente limitar a escolha de pratos de acordo com os ingredientes disponíveis e seu tempo de preparo. Para isso, pode utilizar o calendário de safra como uma ferramenta de pesquisa adicional.

 

As vantagens de usar alimentos da estação para fazer pratos e drinks especiais é a facilidade de encontrá-los e também os preços que costumam ser mais acessíveis.

 

Assim, seu restaurante não ficará desabastecido e poderá produzir um grande número de refeições em um curto espaço de tempo.

 

#3 – O cardápio físico pode ser um diferencial ao montar um menu especial

 

Com a pandemia e o avanço da tecnologia, os cardápios QR Code ganharam muito espaço dentro das rotinas dos restaurantes.E apesar de serem práticos e acessíveis, nem todo mundo aprovou a ideia e as reclamações até se tornaram trend no Twitter. 

 

Diferente do que a maioria dos operadores imaginam, produzir cardápios personalizados em gráficas especializadas pode ter um custo acessível mesmo em pequenas quantidades.

 

Então, para os restaurantes que oferecem atendimento presencial, ter seu menu especial impresso pode ser um diferencial que agrada uma boa parte dos usuários.

 

#4 – Também tenha algo planejado para a baixa temporada

 

Já pensou em criar um menu de preço fixo em tempos de pouca movimentação? Ao montar um menu especial, considere incluir dias ou horários diferentes para oferecer degustações dos pratos e/ou bebidas por um valor único.  

 

Essa é uma ótima estratégia para se promover e atrair novos clientes para os períodos em que o restaurante está mais parado.

 

#5 – Invista em estratégias de divulgação

 

Quem tem boca vai a Roma e quem tem internet pode ir muito mais além. Ao desenvolver um cardápio especial, é fundamental que as pessoas tomem conhecimento muito antes da data para que você tenha o maior número de reservas possíveis.

 

Aqui no nosso blog você encontra muitos conteúdos sobre marketing digital, planejamento estratégico e redes sociais elaborados especialmente para os operadores de food service. Estude qual é a técnica que se adequa melhor ao seu negócio ou contrate um especialista para te ajudar.

 

#Bônus – Procure um especialista em Engenharia de Cardápio

 

Você já ouviu falar em engenharia de cardápio? Essa é uma estratégia de estudo e análise da popularidade e da lucratividade dos itens que compõem um cardápio e deve ser feita continuamente por especialistas em gastronomia.

 

Grande aliada dos gestores de food service, a engenharia de cardápio é fundamental para aumentar o ticket médio, efetividade da equipe e lucratividade do estabelecimento. 

 

No vídeo abaixo você vai compreender melhor os aspectos dessa ferramenta e como ela pode ser útil ao montar um menu especial para o seu estabelecimento.

 

 

 

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