Cardápio Sazonal: 4 Vantagens de Adotar em Seu Restaurante!
Dicas de Operação Foodservice

4 vantagens em adotar um cardápio sazonal

Beatriz Brasil,

13 abril 2022

Basta olharmos o calendário para vermos que existem diversas datas comemorativas, não é mesmo? Estamos no início de abril e a comemoração mais próxima, com certeza, é a Páscoa. 

 

Não dá para pensar nessa data e não lembrar de ovos de chocolate de todos os tipos, pratos à base de peixe e regados a muito azeite, hummm… Só para citar os mais saborosos e tradicionais. 

 

Quem trabalha no setor de food service, principalmente os restaurantes, pode aproveitar a onda comemorativa e fazer cardápios sazonais especiais para receber uma clientela receptiva. Mesmo que saia um pouco do que é servido cotidianamente, é possível fazer algumas adaptações para aproveitar a data. 

 

Como no exemplo já citado, nesta época do ano, devido à Quaresma, as receitas que levam peixes são muito bem-vindas, mas não necessariamente só o bacalhau. Existem outros tipos muito apreciados que também fazem grande sucesso em diversas receitas, como a moqueca, o peixe frito, os assados, etc. Para completar e deixar essas delícias saborosas, um azeite de boa qualidade fecha com chave de ouro. 

 

Veja outra sugestão para criar cardápios sazonais: tem comida mais gostosa e indicada do que uma sopa quentinha no inverno? Os sabores podem ser bem variados, para agradar todos os paladares. 

 

Outra dica para os dias mais frios são os fondues, tanto a versão doce, (normalmente feita com chocolate) quanto a salgada (com queijos). Ambas fazem um tremendo sucesso, afinal, é uma delícia reunir a família e os amigos em torno da mesa para apreciar essa delícia e bater um papo animado.

 

Datas comemorativas geram lucros e muito mais

 

Seu restaurante pode tirar muitas vantagens em criar um cardápio sazonal especialmente para datas comemorativas ou para aproveitar o clima da estação. Além de tornar o dia especial para a celebração, você pode extrair da sua equipe empenho e engajamento maiores, tanto na elaboração dos pratos, como no atendimento do salão. 

 

Você também pode surpreender o paladar dos seus clientes ao mostrar um cardápio diferente do que é rotineiramente servido. Com certeza eles terão um outro olhar para os pratos e serviços que você tem oferecido, pode apostar. 

 

Confira as vantagens que apresentamos para reforçar essa nossa aposta em elaborar um cardápio sazonal:

 

Vantagens em adotar um cardápio sazonal

 

Vantagem #1 – fuja do lugar comum

 

Data como a Páscoa, é propícia para reunir a família em torno de um almoço gostoso. Os pratos disponíveis remetem à tradição. Então, as pessoas esperam saborear receitas que já marcaram suas vidas e também a data. 

 

Para os restaurantes, é uma ótima oportunidade para apresentar receitas que comumente não estão acostumados a servir. Além de ganhar o paladar dos clientes, você pode faturar um pouco mais, afinal, pratos especiais têm preços diferenciados, concorda? 

 

Vantagem #2 – um cardápio sazonal é um desafio para a sua equipe

 

Um cardápio sazonal também é excelente para unir a equipe. Combine antecipadamente com o cozinheiro e todos do seu estabelecimento o menu especial que está pensando em servir. 

 

Assim, todos podem ir elaborando as melhores combinações de ingredientes e fazer pratos-testes para experimentações antes de servir para a clientela. Ah, não esqueça que boa comida combina com bons vinhos. 

 

Que tal reforçar a adega e propor harmonizações com as receitas que estarão no cardápio sazonal?

 

Vantagem #3 – trabalhe com reservas

 

Divulgue com antecedência a data comemorativa ou o período que terá pratos diferenciados e trabalhe com reservas. Além de ter uma ideia de quantos pratos serão servidos no dia, é uma garantia de faturamento certo. 

 

Em datas especiais, dificilmente ocorre o cancelamento de mesas, afinal, as pessoas se agendam para reunir a família em um lugar diferente e aproveitar boas receitas. É um programa que poucas deixam de ir, a não ser, é claro, por uma razão muito forte.

 

Vantagem #4 – surpreenda os clientes com um cardápio sazonal

 

Para a elaboração dos pratos, procure um bom fornecedor de food service. Por exemplo, aqui na Monte Carlo Alimentos, você terá assessoria de nossos executivos de vendas para orientar da melhor maneira como comprar os itens corretos e na quantidade necessária. Combine com seu cozinheiro ou cozinheira para se certificar de todos os ingredientes que irão nas receitas para transformar o cardápio sazonal em algo especial. 

 

Com ingredientes de qualidade e o capricho que eles vão colocar nas receitas, além de surpreender, você vai conquistar os clientes de uma forma saborosa.

 

Existem outras datas comemorativas ao longo do ano

 

Existem outras datas comemorativas para você criar um cardápio sazonal. Além de surpreender os clientes, o seu restaurante será um ponto de encontro para a família e amigos. Imagine só preparar as deliciosas receitas de Natal; um jantar romântico para um casal no Dia dos Namorados; criar pratos com decoração infantil para estimular os pequenos a comer alimentos saudáveis no Dia das Crianças.

 

Sem falar que certos alimentos caem bem em determinadas estações. Como já falamos, pratos quentes ficam perfeitos em dias mais frios. O contrário também vale: no verão, aposte em saladas combinadas com carnes, aves ou peixes. É uma alimentação leve, gostosa e com a criação de molhos com ingredientes que saem do lugar comum, você pode conquistar os clientes. 

 

No início citamos a Páscoa por ser a data comemorativa mais próxima. Mas faça um planejamento e aproveite todas as oportunidades que surgirem para inovar e criar cardápios sazonais ao longo do ano. Até mesmo no aniversário do seu estabelecimento você pode criar algo inovador para os seus clientes, por que, não? 

 

Aliás, um adendo: você acha que preparar um cardápio sazonal para a Páscoa está muito em cima da hora? Que tal comprar de um jeito bem rápido e com a entrega bastante ágil? Use nossos canais de vendas (site, WhatsApp, e-mail) que, rapidamente, processamos o seu pedido e fazemos a entrega em até 24 horas. 

 

Você viu que no setor de food service é possível criar um cardápio sazonal e ainda oferecer satisfação aos seus clientes. Aproveite e se prepare para a próxima Páscoa, o que acha da sugestão?

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também:

Entre em Contato