Por que todo bom restaurante deveria contar com o customer success em seu cardápio? - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

Por que todo bom restaurante deveria contar com o customer success em seu cardápio?

Degrau Publicidade,

29 setembro 2022

Assim como no funcionamento de um bom restaurante, ao apostar em uma estratégia de customer success no food service é preciso se atentar aos detalhes. 

 

Essa é uma premissa que todos os gestores que trabalham com alimentação fora do lar precisam compreender, já que não se deve entregar apenas o que é esperado, mas também criar formas de ir além e encantar seus clientes.

 

Dito isso, nesse post queremos te convidar a conhecer melhor essa ferramenta e a sua importância para os todos os estabelecimentos que desejam construir uma base de clientes satisfeitos (e que voltam sempre).

 

O customer success é um método de negócios. E o que isso significa?

 

Ter uma metodologia de negócios é fundamental para o crescimento de qualquer atividade. É ela que define o funcionamento e os próximos passos do seu estabelecimento e, no caso do customer success, toda a operação é moldada para que o cliente se sinta verdadeiramente conectado.

 

Acredite, você entende disso muito mais do que imagina. Um bom planejamento de customer success é, de certa forma, como um ótimo garçom ou uma maravilhosa equipe em um restaurante. 

 

Quanto mais preparados e alinhados, maior a chance do estabelecimento conseguir criar uma excelente experiência para os clientes, já que eles terão suas necessidades e desejos atendidos. É o que acontece quando pedimos um café simples e recebemos um pratinho com biscoitos, ou então, é o serviço rápido que não deixa o copo esvaziar no bar.

 

Customer success é, em uma definição simples, todo o capricho por trás do atendimento. 

 

Por que estar alinhado a essas práticas é importante para o food service?

 

O customer success no food service oferece aos operadores a possibilidade de usar seus três pilares na fidelização de clientes. São eles: tecnologia, estratégia e pessoas. Juntos, esses pontos trazem insights fundamentais para a gestão eficiente dos negócios.

 

De acordo com a pesquisa realizada pelo Panorama da Fidelização no Brasil 2022, para 85% das pessoas algum tipo de reconhecimento (receber um agradecimento, brindes ou tratamento diferenciado) é um item essencial na relação entre marca e consumidor.

 

Diante desse cenário, o customer success pode ser aplicado no planejamento estratégico para criar programas de fidelidade, comunicações eficientes e também, na preparação da equipe para proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor.

 

Não podemos falar sobre o customer success no food service sem citar ele: o iFood

 

Um bom exemplo dessa estratégia colocada em prática está sendo feita pelas plataformas de delivery como o iFood, que permite aos restaurantes parceiros oferecer promoções, cupons, frete grátis e até mesmo cartões de fidelidade dentro do aplicativo.

 

Lançado em 2011, em pouco mais de uma década, o iFood se tornou um dos maiores negócios do mundo com um valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. 

 

E para os gestores e operadores do setor de food service uma boa notícia: o Open Delivery é uma linguagem de programação que pretende democratizar ainda mais o acesso à tecnologia de delivery, permitindo uma negociação mais justa e mais oportunidade para os micro e pequenos negócios.

 

No geral, temos uma importante lição que é:

 

A excelência é a chave do sucesso no customer success e ela mora nos detalhes…

 

Não estamos falando sobre um atendimento bom ou ótimo, o customer success no food service deve mirar sempre a EXCELÊNCIA. Oferecer o melhor, mais completo e caloroso cuidado com os clientes é o segredo para a retenção e fidelização dos consumidores.

 

A seguir, você confere um vídeo especial da Resultados Digitais com as melhores práticas  para que você comece a jornada de implementação do customer success no seu estabelecimento food service. Confira: 

 

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