A evolução digital no foodservice tem uma ferramenta que está sendo muito utilizada no marketing de influência, que é a parceria com influenciadores de gastronomia para incentivar engajamento de audiência, compartilhamento de conteúdo e gerar comentários sobre sua marca, produtos ou serviços. Essa interação pode fazer os negócios tornarem-se mais conhecidos e resultar em maior procura orgânica para o estabelecimento.
A popularização massiva das redes sociais nos últimos anos, principalmente no Instagram, no Facebook e no TikTok, também fez surgir uma nova profissão: a de influencer digital. Conteúdo de gastronomia é um dos temas mais populares na internet. Há influencers de comida que preparam receitas que, além do caráter didático de como é feito o prato, as pessoas gostam de ver o cozinheiro selecionando e cortando os ingredientes, mexendo com as panelas.
O ponto alto é quando se mostra o prato finalizado e a experimentação da comida! Ou até mesmo a visita a determinados restaurantes ou bares para mostrar o ambiente, o serviço, a diversificação… tudo causa grande interesse nos seguidores.
Mas os influenciadores digitais são mesmo capazes de tornar um restaurante ou bar mais procurado? É bom deixar claro que o influencer digital que tem uma boa reputação nas redes sociais, suas postagens são de qualidade e espelham sua autoridade no assunto, podem sim, atrair mais clientes se ele der seu aval ao lugar.
Mas como escolher o melhor influenciador para o meu negócio? Continue lendo a matéria que vamos mostrar o caminho das pedras…
Em tempo: temos um conteúdo sobre a evolução digital no foodservice que vai ajudar a melhorar sua compreensão sobre os meios digitais para o seu restaurante ou bar.
Como escolher o perfil do influenciador ideal?
Antes de optar por este ou aquele influencer digital em gastronomia, é importante definir a estratégia de marketing para restaurantes ou bar que você deseja. Para chegar a ela, responda a algumas perguntas, como: “Meu objetivo é atrair mais clientes?”, “Quero divulgar um prato novo ou tem alguma novidade no meu estabelecimento?”, “Quero apenas divulgar o nome do meu restaurante/bar?”. Se você responder a essas perguntas iniciais, parabéns! Você tem em mente o que deseja para as suas campanhas de influência.
Agora que o primeiro passo foi dado, está na hora de escolher os influenciadores de gastronomia mais adequados ao seu negócio. Novamente, algumas perguntas para ajudar: “Qual o influencer de comida vou contratar?”, “Por que contratar esse influenciador?”, “Quanto devo investir?”, “Onde encontrar essas pessoas?”, “Depois, como calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) em marketing de influência?”.
Na área da gastronomia algumas características dos influenciadores devem ser levadas em conta para que as pessoas tenham uma percepção positiva do estabelecimento, como sua relevância no segmento; sua autoridade como especialista em gastronomia; sua autenticidade para o setor, ou seja, verificar se os conteúdos postados são genuínos e criativos – cada influencer tem uma linguagem própria, uma maneira diferente de criar seus posts. É claro que o engajamento da sua conta também é de grande valor, mas como veremos ao longo do texto, existem alguns cuidados a serem tomados.
Estratégias para encontrar influencers de gastronomia
No universo da gastronomia, existe uma infinidade de influenciadores e cada um se dedica a um nicho específico. Você vai encontrar aqueles que tratam de receitas veganas, outros que são especialistas em churrascos, os que fazem receitas mais simples do dia a dia, enquanto tem influenciadores de gastronomia que preparam pratos mais elaborados, mas de uma forma bem didática.
Se por um lado a oferta é grande, existe uma forma simples e rápida de encontrar o influencer de comida para chamar de seu.
Existem plataformas especializadas que trabalham com influência digital em gastronomia e concentram uma série de influencers. É só entrar no site de um deles, escolher pelo nicho específico que precisa e aparece uma lista de nomes, suas respectivas redes sociais e o(s) setor(es) que atuam.
A maioria das plataformas, além do banco de dados de influenciadores, oferece recursos como, análise de influenciador, do desempenho da campanha, dados importantes da audiência, como idade, gênero e dados demográficos, entre outras mais específicas que cada uma oferece.
Entre as plataformas, podemos destacar: Influency.me, Airfluencers, Celebryts, Hubble, Kuak, Influence.co, Digital Influencers, FameBit, BuzzSumo.
Dicas para utilizar redes sociais como Instagram e YouTube para identificar influenciadores emergentes.
Influenciadores emergentes ou microinfluenciadores são aqueles que têm um número menor de seguidores (algo em torno de 10 mil). Parece uma quantidade inexpressiva, mas se levarmos em conta o número de curtidas, compartilhamentos ou comentários em um post, o engajamento é alto. Eles estão sempre trazendo novidades e têm tido um engajamento crescente a cada post.
Podemos considerar que são Instagram Food Influencers ou YouTube Chefs, pois são verdadeiramente, autoridades no assunto.
Estabelecer parcerias com influenciadores nesse estágio e com esse potencial, pode trazer benefícios para ambos. De um lado o patrocínio terá um custo menor do que com grandes nomes das redes sociais, por outro, dará condições dos influenciadores de gastronomia começarem a melhorar sua estrutura técnica dos vídeos e construir um trabalho mais sólido.
Se o influencer já é fã do estabelecimento e é frequentador, isso facilitará muito na hora da negociação, já que haverá uma predisposição dele em relação ao local que irá divulgar.
Uma dica de ouro: antes de partir para a escolha dos influencers de comida, pesquise suas contas no Instagram, no Facebeook, no YouTube e no TikTok. Verifique o público-alvo que querem atingir, veja se estão em sintonia com o tipo de negócio que você possui. Confira se a conta tem seguidores qualificados, dê uma olhada no engajamento e nos comentários.
Um dado importante que deve ser levado em conta nas estratégias de marketing para restaurantes: analise o tipo de postagem que fazem e se estão de acordo com seus princípios e com a imagem do seu estabelecimento.
Pesquise as redes sociais dos influenciadores de gastronomia
Para facilitar na hora de identificar esses perfis nas redes sociais, pesquise por hashtags específicas que têm relação direta com o seu negócio (por exemplo: #comidavegana), depois é só verificar os resultados que aparecerem. É sempre válido ver posts antigos do microinfluenciador para ver se há coerência em suas postagens e se elas estão evoluindo.
Não estamos falando que ele tenha que ampliar sua temática a ponto de perder sua identidade. Pegando o mesmo exemplo que demos da hashtag sobre veganismo: o influencer que segue esse nicho não pode postar sobre carnes nobres, por exemplo. Ou mesmo dar aval a uma churrascaria ou ter um discurso ofensivo a quem é carnívoro.
Essa incoerência de discurso descredibiliza o influencer e pode prejudicar a imagem do seu estabelecimento ao associá-lo a esse tipo de perfil.
Seu estabelecimento cobre apenas uma região específica da cidade e o endereço não é muito conhecido? Não tem problema, você pode encontrar influenciadores locais. Eles podem ajudar a tornar o seu negócio mais conhecido, aí mesmo, no entorno do seu bairro e em locais um pouco mais distantes. Se trabalha com delivery, então, melhor ainda.
Você estará ampliando sua área de atuação e conquistará novos clientes que até então desconheciam o seu estabelecimento.
Critérios para avaliar a eficácia de um influencer para seu restaurante
Então, quais os critérios que devem ser levados em conta na hora de selecionar os influencers para fazer um patrocínio com seu restaurante ou bar?
Além das dicas já citadas sobre os influencers, existem três pilares essenciais que não podem deixar de ser levados em conta na hora de escolher o influenciador de gastronomia.
#1 Autoridade
Talvez o ponto mais importante seja este, pois um influencer de comida que seja uma autoridade naquilo que posta, gera maior credibilidade. Ele passa a ser um “embaixador” sobre o assunto e seus seguidores acreditam fielmente no que estão vendo. Normalmente, suas postagens vêm com informações mais aprofundadas e não raro, informam de onde extraíram tais dados.
#2 Engajamento de audiência
São as interações dos seguidores com as postagens, por meio de curtidas, comentários ou engajamentos. Isso demonstra real interesse do público com os posts. É importante ver ainda, as respostas do influenciador. É claro que é impossível responder a todas as interações, mas se tiver, note o tom da resposta e a atenção que é dada ao seguidor.
#3 Alcance
É o número de seguidores que o influencer possui. Mas números altos nem sempre significam que são reais. Existe uma prática não recomendada de criar perfis falsos e estes interagirem com a conta fazendo o número de seguidores explodir. Nesse caso, há pouco o que se fazer, mas é importante vasculhar um pouco mais as postagens antigas, ver os comentários da época para ver se realmente são reais ou não.
Ferramentas e softwares úteis na análise de desempenho
Chegou a hora de avaliar os KPIs (Indicadores-Chave de Performance) de marketing e o impacto do trabalho do influenciador de gastronomia na performance dos negócios.
Existem ferramentas de análise de mídias sociais que fazem um acompanhamento completo, como o alcance atingido, o engajamento, as visualizações de postagens, os compartilhamentos, os comentários e as curtidas que irão mostrar como o público está reagindo aos posts.
As próprias plataformas que trabalham com influencers de comida oferecem esse tipo de análise e dão apoio técnico para quem deseja entender melhor como está sendo a campanha de influência.
Dessa forma, é possível fazer o antes e o depois da parceria com o influenciador e ver o quanto ela está sendo ou não positiva. Com essa análise é possível verificar:
- Pico de acessos durante a campanha com determinado influencer;
- Conversões diretas no caso de promoção de restaurantes rastreáveis;
- Se a percepção da marca mudou nas redes sociais;
- O impacto positivo da ação com o influencer.
Abordagem profissional com o influenciador de gastronomia
Bom, o influencer de comida foi escolhido! A dúvida: como chegar até ele de forma profissional para apresentar o projeto de patrocínio? Um bom começo é entrar em contato com as plataformas que já citamos no meio da matéria. Tudo fica muito mais fácil e de forma mais profissional, pois dependendo do influencer, o contato direto com ele/ela é bem mais difícil ou, senão, impossível.
Negociando termos de parceria que beneficiem ambas as partes
A relação entre o influenciador e o estabelecimento deve ser marcada por respeito mútuo e ser a mais sintonizada possível, para que os dois lados consigam estabelecer uma parceria a longo prazo.
O jeito criativo que muitos influencers têm de apresentar um tema, torna o post muito mais interessante e impacta positivamente no seguidor. Mas é sempre bom ressaltar que alguns pontos importantes são essenciais, não só nessa área, mas em todo ramo de negócio.
- Transparência: agir com honestidade, informando o que se espera do trabalho do influencer é um bom começo. Tenha uma comunicação aberta, deixe as metas claramente estabelecidas.
- Afinidade: veja se os princípios do influenciador casam com os da sua marca e, porque não dizer, com seus princípios pessoais.
- Criatividade: permita que o influenciador apresente seu negócio de uma forma que ele fale com os seguidores. Por isso é importante ter uma sintonia fina entre a personalidade dele e o seu restaurante ou bar.
Medindo o sucesso da campanha de influencers de gastronomia
Após um período da campanha com o influenciador de gastronomia, está na hora de mensurar alguns números, como: engajamento, alcance, impacto no fluxo de pessoas, entre outros.
É possível saber se houve um aumento de clientes, se teve aumento no número de seguidores nas redes sociais do estabelecimento, se o restaurante ou bar recebeu novos clientes, se os comentários são positivos – caso tenha visto um comentário contrário (negativo), procure diretamente o autor no privado para tentar entender, com educação, o porquê da insatisfação.
Durante a campanha, faça uma enquete informal no próprio estabelecimento com o cliente. Por exemplo, enquanto ele paga a conta, pergunte se é a primeira vez que está no lugar. Se a resposta for sim, como encontrou o restaurante ou bar. São questões que podem validar o quanto a campanha está indo bem ou não.
Após a análise das métricas iniciais e dependendo dos resultados, é possível que seja necessário ajustar as estratégias para que a meta seja atingida. Por isso, a relação com o influenciador deve ser a mais transparente e respeitosa possível, para que ele aceite sugestões de conteúdo e que você ouça também, as percepções que ele tem do seu estabelecimento.
Como ele conhece melhor os seguidores, talvez possa dar insights de como chegar melhor até eles.
Recapitulando sobre como encontrar influencers de gastronomia
Como vimos, houve uma evolução digital no foodservice e a que mais traz resultados é estabelecer parcerias com influenciadores de gastronomia. Mas essa estratégia de marketing para restaurantes requer um estudo prévio e regras bem claras para que os objetivos sejam alcançados.
É importante uma identificação mútua entre o proprietário, o estabelecimento e o influencer, pois o trabalho em conjunto poderá tornar a relação muito mais produtiva e duradoura. Com isso, as campanhas de influência conseguirão atingir os resultados esperados.
A importância das redes sociais atualmente é inegável e o marketing de influência é uma ferramenta cada vez mais utilizada. Tanto influenciadores que têm milhões de seguidores e os microinfluenciadores com um grupo menor, mas não menos persuasivos, têm espaço na internet.
Afinal, o público-alvo é impactado com maior facilidade; apresenta um custo baixo de investimento; e a interação e a comunicação com os seguidores é mais rápida; as mensagens são mais diretas e o que o influencer publica chega rapidamente ao seguidor; é possível mensurar os resultados da campanha com o influencer.
Em resumo, campanhas de influência são uma ferramenta que todo estabelecimento pode usar a seu favor.