Ações colaborativas entre empresas é uma estratégia que pode trazer novos consumidores, fortalecer as marcas envolvidas e ainda manter uma evolução sustentável dos negócios. Fazer um bom planejamento e determinar quais marcas são complementares para que a parceria seja benéfica para ambas, é o primeiro passo para conseguir parceiros ideais.
Colaborações no foodservice são cada vez mais comuns, fazendo com que as marcas se unam para criar experiências únicas aos consumidores. Com isso estão fortalecendo sua posição no mercado e conseguem impulsionar a inovação de suas marcas. Essas parcerias não se restringem a acordos comerciais, estão envolvidos expertises e recursos de ambas para atender as expectativas dos consumidores.
Bons exemplos de marcas que fizeram colaborações não faltam, mas podemos destacar a do Outback e a do McDonald’s. A união de forças é benéfica para ambas as partes, pois uma marca alavanca as vendas da outra.
A parceria com a Sadia fez o Outback levar ao varejo alguns dos seus produtos servidos em seus restaurantes, como a icônica cebola Bloomin’ Onion. O McDonald’s tem realizado colaborações com produtoras de filmes ao colocar os personagens de brinde em seu McLanche Feliz.
O que são colabs e por que elas são importantes no foodservice
As colaborações (ou colabs em sua forma reduzida) de marcas é uma estratégia para unir forças para criar produtos, campanhas ou oferecer experiências diferenciadas aos consumidores, mas ambas precisam usufruir de seus bons resultados para que a parceria seja positiva.
Definição de colaborações no contexto do foodservice
A colaboração nem precisa ser de empresas que atuam somente no foodservice, como exemplificamos com o lanche McLance Feliz do McDonald’s em que personagens de filmes viram brindes.
As colabs são estabelecidas baseadas em objetivos comuns, como alinhamento de valores, uma análise dos benefícios para ambas as partes, acordos comerciais, ações de co-branding ou no desenvolvimento de novos produtos (ao longo do texto daremos alguns exemplos). Essas parcerias são essenciais para o foodservice, pois atraem os clientes, promovem inovações e podem fortalecer as marcas em segmentos em que não atuam – lembre-se dos itens do Outback sendo vendidos no varejo. É uma poderosa estratégia para impulsionar o crescimento e um valor sustentável para as duas empresas.
Porque as parcerias estão em alta
As colaborações corporativas estão em alta porque unem forças de duas marcas, criando um diferencial estratégico poderoso que pode resultar em inovações no setor de alimentação. Isso pode surpreender os consumidores, que estão cada vez mais exigentes, conectados e abertos a novas propostas.
Também é uma oportunidade das empresas atingirem nichos de mercado compostos por pessoas que, normalmente, não fazem parte do seu público mais tradicional.
Exemplos recentes de sucesso no setor de foodservice
Veja alguns casos de sucesso de colaborações no foodservice.
Outback: um caso de parceria criativa
Os produtos do Outback são vendidos exclusivamente nas unidades da marca. Mas os clientes de seus restaurantes são formados por um público com poder aquisitivo mais elevado, restringindo o acesso ao público em geral.
A cooperação entre empresas, de um lado a Sadia e de outro o Outback, propôs levar os produtos mais icônicos da rede para as gôndolas dos supermercados, permitindo que pessoas que não conhecem o Outback possam experimentar suas receitas em casa. Note aí, a ampliação de público do Outback ao ‘popularizar’ seus produtos.
McDonald’s e suas estratégias de colaboração
Não é de hoje que o McDonald’s faz colaborações com outras empresas. O exemplo já citado tem se repetido a cada novo filme de sucesso entre a criançada. Foi assim com Transformers, Liga da Justiça, Turma da Mônica, Os Smurfs, entre outros. O sucesso é imediato e muitas crianças (e muitos adultos) só pedem o McLanche Feliz para poder colecionar os brindes.
Outras marcas que apostaram em colabs
Existem outros exemplos de estratégias colaborativas no foodservice brasileiro, confira:
- Burguer King e Nestlé: o gigante do fast food lançou sobremesas exclusivas com chocolate Galak da multinacional suíça.
- Kopenhagen e Bacio di Latte: foram utilizados chocolates da marca Kopenhagen para criar sorvetes especiais que trouxeram muita inovação aos consumidores.
Benefícios das parcerias para marcas e consumidores
Todos ganham quando a colaboração é bem planejada. Veja que os exemplos citados são de marcas que, de alguma forma, conseguem se complementar e trazer novas experiências aos consumidores e, ainda, desenvolver novas tendências de mercado se a experiência for bem-sucedida.
Como as marcas se beneficiam
As empresas envolvidas em colabs têm grandes benefícios, pois ampliam seu alcance, uma vez que atingem novos consumidores e aumentam a visibilidade para sua marca. Com a parceria, as empresas unem suas forças e conseguem explorar mercados complementares dos seus negócios.
Impacto positivo nos consumidores
Os consumidores também conseguem ter experiências diferenciadas e, até mesmo únicas, que acabam despertando o interesse e criando momentos memoráveis. Essa conexão emotiva traz engajamento de consumidores e é capaz de conquistar e fidelizar um novo público.
O papel do associativismo na potencialização de colaborações
Existem modelos de associação que se tornam o elo entre as empresas para estabelecerem parcerias entre suas associadas. A representatividade no setor, como o foodeservice, aglutina membros voltados para um mesmo objetivo, que é o fortalecimento do segmento.
Como associações podem facilitar parcerias
Empresas que fazem parte de entidades de classe têm interesses e objetivos em comum e até mesmo, complementares que podem gerar negócios entre ambas, então fica mais fácil conseguir parcerias entre as próprias associadas.
Entidades como o Instituto Foodservice Brasil (IFB), reúnem empresas de diferentes tamanhos e especializações, criando um ambiente favorável para promover encontros, estimular troca de ideias entre as empresas e assim, estabelecer parcerias. Essas iniciativas tornam o setor muito mais forte, ativo e com uma atuação que promove um crescimento sustentável.
Exemplos de iniciativas promovidas por associações
Algumas associações promovem iniciativas fundamentais para a promoção de ações colaborativas no foodservice, confira alguns exemplos.
- Sulserve: A Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria, realizada em Novo Hamburgo, promoveu atividades gratuitas de conhecimento com profissionais internacionais. Essa iniciativa proporcionou intercâmbio cultural e técnico entre profissionais brasileiros e estrangeiros, fomentando colaborações no setor.
- Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA): A ABIA contribui com informações e subsídios sobre a produção de alimentos industrializados e sua relevância para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis.
- Apressa: A Associação de Bares, Baladas e Restaurantes fez um levantamento do impacto da Geração Z no mercado de delivery de alimentos no Brasil. Essas informações auxiliam empresas a entenderem tendências de consumo e assim, promoverem colaborações para suprir a demanda desse público mais jovem.
Inovação através da colaboração
Com ações colaborativas, o setor de foodservice pode consolidar ainda mais sua força no mercado. Parcerias bem planejadas, onde as partes sejam beneficiadas, podem trazer inovações e experiências não vividas pelos consumidores.
Se você nunca estabeleceu parcerias no foodservice com outras empresas, pense nessa estratégia. Você terá um novo aprendizado, poderá criar fortes conexões com outras empresas e suas atividades podem ser complementares para atrair novos consumidores para sua marca. Esse pode ser o seu diferencial para crescer e ter sucesso nos negócios.