Cada vez mais, clientes de bares e restaurantes procuram seguir uma alimentação mais saudável, e entre os food trends de 2025 podemos citar o crescimento por alimentos naturais, na sustentabilidade de toda atividade do foodservice, na procura da redução do desperdício de alimentos entre outras ações, são algumas tendências de cardápios para 2025. Nada diferente do que vimos ao longo de 2024, só que estará mais consolidado e os clientes farão suas escolhas baseadas nesses conceitos.
No setor de foodservice, antecipar tendências pode ser uma forma de atrair clientes e ser uma referência para todo o mercado. Hoje, vamos falar sobre o que esperar para o setor em 2025. Alguns caminhos já foram traçados ao longo deste ano. Pegar essas tendências e transformá-las em receitas inovadoras e saborosas é um desafio para cozinheiros de todos os quilates. Estes são alguns exemplos do que vamos explorar ao longo do texto, continue a leitura para descobrir mais segredos, combinado?
O que esperar dos cardápios em 2025?
Algumas tendências de cardápios 2025, como o uso de ingredientes de produtores locais, a prática da sustentabilidade nas operações, a redução do desperdício, o maior consumo de legumes, frutas e verduras, já podem ser notadas neste finalzinho de ano.
Foco em sustentabilidade
A sustentabilidade em restaurantes pode ser traduzida em utilizar ingredientes de época e criar cardápios sazonais ou então, adquirir alimentos de produtores locais. Os produtos chegam mais frescos e com custo menor, devido à distância mais curta entre produtores locais e os estabelecimentos. Isso ajuda a reduzir o frete e a emissão de poluentes.
A redução do desperdício em toda a cadeia do foodservice também é uma meta a ser atingida para evitar prejuízos. Muitos alimentos fora dos padrões comerciais ou com pequenos machucados poderiam se transformar em pratos incríveis. Ter bom senso e evitar jogá-los fora é uma forma de praticar uma gastronomia sustentável.
Cardápios plant-based e flexitarianos
Primeiro vamos explicar rapidamente o que são esses dois tipos de cardápios. O plant-based é o cardápio baseado em alimentos estritamente de origem vegetal, como legumes, grãos, frutas, verduras, etc. Já o cardápio flexitariano é a combinação desses ingredientes, mas com opções ocasionais de produtos de origem animal.
Essas opções de cardápio são reflexo de que as pessoas estão mais exigentes e conscientes, por isso, buscam alimentações mais saudáveis e sustentáveis. Opções de pratos à base de vegetais atendem um público cada vez mais crescente e não estamos falando só dos veganos e vegetarianos. Até que come carnes acaba incluindo vegetais em seus pratos.
Segundo pesquisa, houve um aumento de 15,2% entre 2022 e 2023 (Fonte: Covitel) de pessoas que passaram a adotar uma alimentação saudável com a inclusão de mais vegetais em suas refeições.
Personalização e experiência do cliente
Pratos personalizados para atender clientes com gostos específicos ou com alguma restrição alimentar é uma realidade bastante comum hoje em dia. Oferecer adaptações no prato para atender um pedido torna o estabelecimento mais amigável, valorizando ainda mais a experiência do cliente por sua flexibilidade.
Cardápios personalizáveis
Oferecer adaptações que estão no cardápio é uma estratégia que tem sido prioridade em bares e restaurantes para atender pessoas com intolerâncias alimentares, como à lactose e ao glúten, por exemplo.
Essa postura do estabelecimento de adotar menu flexível acaba proporcionando uma boa experiência gastronômica ao cliente e com isso, consegue ampliar seu público, que vê a atitude como de respeito à sua condição e não como mero capricho de precisa ser atendido.
Experiência gastronômica
Cada vez mais, as pessoas frequentam bares e restaurantes em busca de experiências satisfatórias. Os estabelecimentos sabem disso e muitos fazem de tudo para que os consumidores tenham a melhor sensação positiva possível. Elaboram pratos com apresentações visuais criativas, preparam drinques elaborados e com decoração atraente, mesclam ingredientes de culturas distintas e criam pratos inesquecíveis.
Alguns contam a história de determinadas receitas, fazendo com que as pessoas conheçam a fundo a proposta da casa e criem uma conexão maior com a comida. Todas essas experiências envolvem e são capazes de criar um vínculo duradouro com as pessoas, tornando sua presença cada vez mais assídua no bar ou restaurante que oferece um serviço com conteúdo.
A Influência da tecnologia nos cardápios
A tecnologia veio somar ao setor de foodservice. Os serviços ganharam em agilidade e os clientes são atendidos com maior rapidez e assertividade.
Cardápios digitais e interativos
Cada vez mais comuns em bares e restaurantes, os cardápios digitais estão transformando a experiência do cliente, pois oferecem mais praticidade, rapidez de atendimento e possibilitam a customização de pratos em tempo real.
Ao fazer o pedido, o cliente já sinaliza se tem algum ingrediente que não deseja ou não pode consumir e sua solicitação já vai direto para a cozinha com essa condição. Como se viu, a inovação dos cardápios digitais melhora a experiência do cliente, otimiza as operações no foodservice e traz um ar de modernidade ao lugar.
Análise de dados para criação de cardápios
Ao ir a um bar ou restaurante, os clientes deixam dados importantes que podem ser usados para melhorar os serviços dos estabelecimentos. Por exemplo, é possível saber quais pratos são mais populares e ajustar o cardápio em função disso, destacando os mais pedidos com fotos grandes e bonitas para estimular o interesse. Permite ainda, fazer promoções dos pratos que têm pouca saída ou até mesmo retirar o item do cardápio.
Esses Insights conseguem prever as preferências da sua clientela e personalizar as ofertas, fazendo da experiência um fator marcante.
Tendências culinárias globais
Cada vez mais a gastronomia é feita globalmente. Isso significa que encontramos pratos dos mais diferentes países do mundo nas grandes cidades e alguns deles são tendências hoje em dia.
Gastronomia asiática em alta
Casas dedicadas à gastronomia asiática continuam sendo bastante procuradas. Pratos como ramen, dim sum, bowls, sushis, conquistaram de vez o paladar do brasileiro. A complexidade de sabores, ingredientes diversificados e uma apresentação de encher os olhos fazem muito sucesso.
Clientes que buscam experiências gastronômicas autênticas e diferenciadas, influenciados pelos doramas, encontram bares e restaurantes dedicados à gastronomia asiática, que agradam tanto com as receitas tradicionais, quanto aquelas que buscam inovações com a mistura de ingredientes nacionais e asiáticos.
Combinações de sabores e cozinha fusion
No Brasil, a mistura de culturas de diferentes cantos do mundo possibilita criar sabores únicos e praticar uma cozinha global. Por aqui, pratos tradicionais de certos países ganham um toque regional dos cozinheiros, que inserem ingredientes da sua terra nas receitas. Isso se chama fusion cuisine ou cozinha fusion. Essas adaptações criam diversidade culinária e acaba refletindo a globalização e a miscigenação de culturas do brasileiro.
Sustentabilidade como pilar fundamental
A sustentabilidade transformou-se em algo essencial no foodservice. Evitar o desperdício de alimentos, utilizar partes normalmente descartadas para criar receitas inovadoras e adquirir ingredientes de produtores locais são práticas que ajudam na sustentabilidade de restaurantes e bares.
Cardápios de baixo desperdício
Reduzir o desperdício de comida em toda a cadeia do foodservice não é só uma questão econômica, mas também ambiental.
Criar receitas criativas com alimentos que não têm valor comercial por estarem com pequenos machucados ou apresentarem uma aparência fora dos padrões, podem e devem ser reaproveitados. Ou mesmo utilizar partes que normalmente são descartadas como folhas de tubérculos ou talos para o preparo de caldos, são suficientes para que o setor fique mais otimizado e sustentável.
Os clientes preocupados com as questões ambientais valorizam esse tipo de atitude e elevam o conceito que têm do estabelecimento.
Ingredientes locais e frescos
Utilizar alimentos de produtores locais possibilita utilizar ingredientes frescos com mais nutritivos e com mais sabor, pois muitos cultivam organicamente, sem o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos. Adquirir produtos da região também reduz a pegada de carbono, pois minimiza os impactos do transporte e armazenamento, além de promover a economia local.
Como os restaurantes podem se preparar para 2025
Como vimos, as tendências da gastronomia para 2025 seguem um padrão que está se consolidando ano após ano. Mas bares e restaurantes podem implantar desde já algumas normas, como:
- Evitar o desperdício de alimentos;
- Combinar ingredientes e conseguir sabores inovadores;
- Investir em plant-based e pratos flexitarianos;
- Adotar um menu flexível para atender uma clientela que tem dietas especiais;
- Utilizar a tecnologia para otimizar os serviços, entre outras ações importantes.
Para o próximo ano, teste novos pratos, utilize ingredientes que normalmente não fazia uso, invista em inovação e crie receitas para surpreender os consumidores. Quem sabe você consegue criar receitas incríveis e ainda poderá conquistar e fidelizar clientes com suas inovações.