Seguindo uma tendência global, os gestores e operadores de estabelecimentos de alimentação fora do lar estão voltando seus olhares para a diversidade no food service.
Segundo a Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão realizada pela PwC, 76% das empresas entrevistadas acreditam que a diversidade é um valor ou uma prioridade para o seu negócio.
E assim como a sustentabilidade em ambientes corporativos, a diversidade é uma tendência relacionada ao ESG que as empresas do setor de food service precisam incluir em seu planejamento.
A diversidade no food service é fundamental no recrutamento e seleção de talentos em bares e restaurantes
Historicamente, o setor de alimentação fora do lar sempre atraiu talentos de diferentes classes sociais, credos, raças, gêneros e demais grupos minoritários.
Mas, embora a diversidade nas funções operacionais possa ser um ponto forte para o setor de alimentação fora do lar, muitos sentem que há uma lacuna de representatividade nos cargos mais elevados.
Em outras palavras, os restaurantes têm uma força de trabalho diversificada, exceto no topo.
Então, investir na diversidade, equidade e inclusão para criar resultados mais equitativos para esses grupos pode ajudar o food service na aquisição, no recrutamento e na retenção de novos talentos.
A diversidade e inclusão terão grande impacto nos negócios atrelados ao setor food service
O setor de alimentação fora do lar é composto por três pilares:
- Fabricantes e produtores de alimentos;
- Distribuidores e intermediários;
- Restaurantes, bares e demais estabelecimentos.
No geral, a diversidade vem sendo cada vez mais abordada dentro das grandes companhias, criando novas oportunidades não apenas para o trabalho, mas também para o consumo.
Ainda sim, existe um longo caminho a percorrer para que todas as empresas que fazem parte do setor food service adotem a diversidade como algo vital, não apenas como um diferencial.
O comportamento do consumidor está se tornando cada vez mais consciente, não se atendo apenas ao produto final, mas também aos detalhes que compõem a experiência de comprar e consumir.
Assim, o público se tornou mais engajado e exigente. As pessoas e empresas acompanham de perto as marcas que consomem e procuram uma conexão com elas.
Neste momento, a representatividade gerada pelas políticas de diversidade e inclusão fazem com que o consumidor se enxergue dentro do negócio.
Ao mesmo tempo, a falta dela faz com que o público questione se sua empresa está preocupada com essa pauta que está sendo debatida com mais vigor a cada dia.
E quais são os benefícios da representatividade e diversidade no food service?
Existem inúmeras razões pelas quais sua empresa já deveria estar olhando para a diversidade e inclusão como indispensáveis para o sucesso do seu negócio a longo prazo.
Dentre elas, destacamos:
- Aumento na inovação e na criatividade ao trazer perspectivas diferentes;
- Melhora na representatividade dos clientes e a satisfação deles;
- Estimula um ambiente de respeito e inclusão, aumentando a motivação e o bem-estar dos colaboradores;
- Reflete a sociedade e sua diversidade, ajudando a empresa a se conectar melhor com a comunidade;
- Demonstra comprometimento com valores éticos e diversidade, o que pode ajudar a construir a reputação da empresa.
Agora queremos saber de você:
Conta pra gente a sua opinião sobre o cenário atual da diversidade no Brasil lá no nosso LinkedIn.