Recrutar e Reter Talentos em Bares e Restaurantes: Desafios e Oportunidades No Food Service
Dicas de Gestão Foodservice

Como lidar com o desafio de recrutar e reter talentos em bares e restaurantes?

Degrau Publicidade,

16 dezembro 2022

As empresas do setor de food service continuam se recuperando gradativamente das sequelas causadas pela Covid-19. Mesmo após o fim das restrições, um grande problema está chamando a atenção de operadores e especialistas na área: a dificuldade em recrutar e reter talentos em bares e restaurantes.

 

À medida que a demanda de consumidores cresce nos restaurantes, os empregadores sentem dificuldade em preencher vagas com mão de obra qualificada, principalmente porque muitos funcionários optaram por deixar o setor durante a pandemia, quando não havia vagas.

 

De acordo com dados da ANR, em 2020 cerca de 76,11% dos restaurantes haviam feito cortes na folha de pagamento, o que equivale a 1 milhão de postos de trabalho perdidos. Portanto, entender e responder aos comportamentos e expectativas dos funcionários será essencial para a recuperação. 

 

Existem muitas maneiras de atrair e reter talentos em bares e restaurantes, especialmente ao criar estratégias e oferecer planos de carreira claros e gratificantes. 

 

A seguir, trouxemos alguns conselhos para reduzir o turnover e construir um staff verdadeiramente engajado. Veja:

 

Você sabe qual é a diferença entre atração, recrutamento e retenção de talentos em bares e restaurantes?

 

Antes de falar sobre recrutamento e seleção, que tal nos aprofundarmos um pouco melhor nesse conceito?

 

A atração de talentos é uma ferramenta para criar o desejo de trabalhar na sua empresa e atrair potenciais candidatos que possam integrar sua equipe. Diferente do que muitos pensam, você não deve esperar surgir uma vaga para tentar conquistar interessados, isso deve ser feito continuamente.

 

Já o recrutamento é a fase de contratação, onde você recebe candidatura, seleciona os melhores perfis e faz entrevistas. Você pode tornar o processo seletivo do seu restaurante mais eficiente se reduzir o número de etapas e fizer os contatos iniciais on-line. Lembre-se: quanto mais complicado, menor a adesão dos candidatos.

 

Vale a pena ler de novo: Prepare seu restaurante para contratação de novos colaboradores!

 

Por fim, a retenção de talentos em bares e restaurantes é a manutenção do colaborador no posto de trabalho. Essa é uma fase especialmente desafiadora para o food service, já que boa parte das oportunidades têm longas jornadas de trabalho, escala de folgas alternadas e atendimento ao público. 

 

Dito isso, chegou o momento de trazer alternativas para solucionar a nossa pergunta central:

 

O que fazer para recrutar e reter bons talentos no setor food service?

 

Comece mudando as percepções na fase de atração

 

Existe uma percepção equivocada entre muitas pessoas de que não existe uma carreira ou grandes pretensões para quem trabalha em bares e restaurantes.

 

É necessário combater o estereótipo negativo em relação às oportunidades de trabalho no setor food service, mostrando que nossa área oferece muitas oportunidades para profissionais de diferentes idades e é uma excelente opção de carreira, não apenas para uma realocação momentânea.

 

Nós sabemos que algumas funções exigem longas horas e cargas de trabalho intensas. Porém, devemos destacar alguns diferenciais, como:

 

  • Abertura para profissionais sem experiência;
  • Benefícios e bonificações (gorjetas e adicionais);
  • Muitas oportunidades de recolocação;
  • Trabalho intermitente;
  • Banco de horas e escala 12×36.

 

Alinhe os valores e expectativas durante a recrutação

 

Ao recrutar novos funcionários, as empresas devem se certificar de que os valores do candidato são compatíveis aos da empresa. Por isso, é preciso ouvir atentamente as necessidades e expectativas dos candidatos para se certificar que está contratando a pessoa certa.

 

Algumas empresas de food service estão estabelecendo seus próprios esquemas de desenvolvimento e treinamento de pessoal, adaptando as funções para adequar os pontos fortes dos candidatos dentro das suas necessidades operacionais.

 

Entenda como gerenciar diferentes gerações de funcionários 

 

Ao lidar com profissionais de diferentes faixas etárias, é importante que os gestores de food service entendam como gerenciar efetivamente seus funcionários de diferentes gerações, para que possam simplificar seus processos e garantir um ambiente de trabalho agradável e respeitoso. 

 

Compreender as diferenças culturais entre as gerações é fundamental para o sucesso ao recrutar e reter talentos em bares e restaurantes, pois se gerenciados adequadamente, eles verão seus empregos como oportunidades de longo prazo, e não como um substituto para outras carreiras.

 

Priorize a retenção dos (bons) talentos

 

Boa parte dos restaurantes que são conhecidos por terem alta rotatividade de funcionários estão procurando novos meios de encontrar e manter bons funcionários. Ser capaz de retê-los é fundamental para o sucesso de uma marca, caso contrário, é difícil operar em alto nível e manter a lucratividade. 

 

Os restaurantes precisam promover a retenção de funcionários e manter seus melhores talentos, criando uma equipe de alto desempenho que seja produtiva, engajada e conectada com o local de trabalho

 

Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode fazer isso de várias maneiras, inclusive promovendo internamente e oferecendo oportunidades de treinamento para crescer. 

 

Crie uma cultura positiva no local de trabalho

 

É vital criar uma cultura positiva no seu bar ou restaurante, que melhore o trabalho em equipe, eleve a moral, aumente a produtividade e a eficiência, ao mesmo tempo em que permita o crescimento e o desenvolvimento. 

 

A cultura do negócio deve ser introduzida pelos seus proprietários, pois irão modelar o comportamento e a abordagem de trabalho que esperam de sua equipe. Esse tom deve estar presente em todas as áreas e, portanto, os valores precisam ser exibidos de forma consistente.

 

Recrutar e reter talentos em bares e restaurantes é um desafio que deverá ser priorizado em 2023

 

De grandes redes de fast food a estabelecimentos de microempreendedores, os proprietários de bares e restaurantes agora precisam adotar uma abordagem diferente quando se trata de recrutar e reter talentos para a sua equipe.

 

Os talentos precisam ser encorajados e o papel do setor de food service deve encantar e encorajar seus colaboradores e candidatos a seguir carreira nessa área, que pode ser divertida e gratificante.

 

Gostou desse artigo? Então acesse o link e confira outros temas relacionados à gestão de estabelecimentos food service!

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também:

Entre em Contato