Como a estratégia certa pode tornar as vendas B2B no food service mais eficazes? - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

Como a estratégia certa pode tornar as vendas B2B no food service mais eficazes?

Degrau Publicidade,

19 janeiro 2023

A transformação digital chegou para transformar os negócios e, mais do nunca, saber como desenvolver vendas B2B no food service é indispensável para prosperar em um mundo globalizado e digitalizado.

 

Sabemos que há muito tempo os players da cadeia food service procuram novas formas de modernizar sua operação e integrar novas tendências aos seus negócios. 

 

Neste cenário, metodologias como o inbound marketing e account-based marketing se destacam como uma solução para promover vendas complexas B2B e o segmento de alimentação fora do lar.

 

Essas estratégias são implementadas para tornar o processo de prospecção mais assertivo e podem ser aplicadas em diferentes negócios dentro do setor de food service para criar parcerias estratégicas de valor.

 

Mas, por onde começar?

 

Essa é uma longa jornada, mas neste post vamos te ajudar a dar o pontapé inicial para desenvolver uma mentalidade voltada para o B2B no food service. Tudo pronto?

 

Como criar oportunidades melhores de vendas B2B no food service?

 

Recentemente uma pesquisa realizada pela TOTVS mostrou que a fidelidade como estratégia de atração e retenção do cliente é prioridade para apenas 23% das empresas do setor food service, quatro pontos abaixo da média geral de 27%.

 

O levantamento traz outros dados relevantes como a gestão familiar representar 61% dos negócios e o fato de que 79% do faturamento vêm de empresas físicas.

 

Ainda assim, 16% dos negócios investem em ferramentas de CRM e cashback, número superior à média geral de 9%. Ou seja, já existe um trabalho para prospectar e criar oportunidades de vendas B2B no food service que pode ser elaborado ainda mais.

 

É aqui que as ferramentas certas oferecem a oportunidade de ampliar a participação em vendas business-to-business ao explorar melhor outros canais digitais e mídias off-line, como o telefone, para atrair novos negócios.

 

Explicando o inbound marketing e account-based marketing voltado para o B2B no food service

 

Neste ponto será necessário retomar o tópico abordado no início do texto: as metodologias de inbound marketing e account-based marketing (ABM) em suas semelhanças e diferenças.

 

O Inbound Marketing busca atrair um alto volume de contatos, filtrá-los e levá-los por uma jornada até que sejam considerados leads qualificados aptos para as vendas. Tudo isso é considerado com o estudo das características, desejos e dores até encontrar a(s) persona(s) ideal.

 

Não à toa é representado por um filtro, e a cada novo nível existe uma nova segmentação para separar o lead que está pronto para a venda daqueles que ainda não estão qualificados.

 

Já o Account-Based Marketing é focado, desde o primeiro momento, em leads já considerados qualificados, com campanhas direcionadas para contas específicas e definidas previamente.

 

Ambas são eficientes, mas atuam de maneiras diferentes

 

Ao tentar traduzir as duas metodologias para as vendas B2B no food service podemos imaginar o seguinte cenário:

 

  • Um fornecedor que comercializa insumos descartáveis deseja melhorar suas vendas com uma campanha direcionada, ele pode escolher entre dois caminhos.

 

Com o Inbound ele poderá contatar todas as empresas que possam ter interesse em seus produtos, filtrando gradativamente seu momento de compra na jornada do cliente até atingir o público desejado.

 

Já com o ABM esse mesmo fornecedor irá focar todas as suas campanhas diretamente nas contas com alto potencial de conversão.

 

Esse diagrama da Cortex ilustra bem a diferença entre as duas estratégias:

 

Monte Carlo Alimentos - Diferença entre Inbound Marketing e Account Based Marketing

 

Como definir e implementar o Inbound Marketing e Account-Based Marketing em empresas de food service?

 

Tanto o Inbound quanto o ABM são capazes de gerar ótimos resultados, desde que sejam bem aplicados dentro da estratégia de vendas da empresa.

 

E apesar da grande quantidade de conteúdos disponíveis na internet, a melhor maneira de ter sucesso na escolha e aplicação da estratégia é contando com bons especialistas para te guiar na melhor solução.

 

Você pode contratar um profissional especializado na geração de leads ou até mesmo uma agência com background digital para te dar o apoio certo nessa jornada.

 

E caso queira saber mais sobre outras tendências para o setor, não deixe de ler nosso artigo: “Quais são as perspectivas dos especialistas para o food service em 2023?

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também: