Gestão nos operadores foodservice: como soluções tecnológicas podem aumentar a eficiência - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

Gestão nos operadores foodservice: como soluções tecnológicas podem aumentar a eficiência

Degrau Publicidade,

16 outubro 2024

Usar tecnologias como soluções para foodservice trazem uma série de vantagens, como redução de custos, otimização de processos e eficiência operacional. Isso faz com que os operadores de foodservice consigam oferecer serviços com mais qualidade aos clientes, ganhando sua fidelidade que resulta em maior rentabilidade para os negócios.

 

A tecnologia pode ser uma aliada importante para uma eficiente gestão em foodservice. Softwares que fazem a automação de processos e análises de dados em tempo real, são algumas das ferramentas disponíveis que oferecem facilidades, como:

  • Controle de estoque em restaurantes,
  • Redução de desperdícios,
  • Melhora no atendimento ao cliente, entre muitos outros recursos.

Estar munido da melhor tecnologia para tornar a gestão do foodservice mais assertiva é imprescindível para atingir a lucratividade e tornar os negócios mais eficientes.

 

A necessidade de eficiência no setor foodservice

O setor de foodservice é bastante concorrido. Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), em 2023 o país tinha 1,6 milhão de estabelecimentos ativos. Somente no estado de São Paulo são 419 mil pontos e o município paulista conta com 110,41 mil empresas em pleno funcionamento. 

Esses números falam por si só. Então, adotar uma eficiência operacional no setor de foodservice não é uma opção, mas sim, um desafio que cada estabelecimento enfrenta para ser mais competitivo e dinâmico. Mas não apenas isso, é preciso ter operações mais ágeis, manter um nível de qualidade elevado, evitar desperdícios, trazer inovações regulares no cardápio e caprichar em todos os serviços do estabelecimento, desde a recepção na chegada do cliente até o pagamento da conta.

A eficiência operacional na gestão também envolve estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis e um controle dos estoques rigoroso.

 

A gestão como fator chave de sucesso em operadores foodservice

Como dissemos anteriormente, a gestão eficiente envolve todos os aspectos dos estabelecimentos do setor de foodservice, pois impacta diretamente nas operações. É impossível falar na eficiência da gestão sem mencionar a qualidade do serviço, o controle de custos e a capacidade de adaptar-se às mudanças do mercado, afinal, é preciso acompanhar as tendências para manter os negócios competitivos e longevos. Veja os pontos que podem ser melhorados:

  • Serviço: quando feito com qualidade, o cliente já percebe ao entrar no lugar. Uma recepção atenciosa, um atendimento simpático, a agilidade no serviço e os esclarecimentos necessários são fatores que conquistam as pessoas.
  • Custos: o controle para redução de custos é essencial para estabelecer um equilíbrio financeiro saudável. Seja evitando o desperdício de mercadorias ou repensando alguns processos internos para que as despesas sejam inferiores aos recursos que entram. Quando esse objetivo é alcançado torna-se possível oferecer serviços e produtos de qualidade, e ainda conseguir a rentabilidade no foodservice.
  • Adaptação ao mercado: saber o que os clientes querem e buscam é uma forma de manter-se atualizado, o que é bastante saudável para os negócios. Perceber tendências é uma arma poderosa para sair na frente da concorrência e conquistar novos clientes e manter os atuais.

Esses pontos que envolvem uma gestão eficiente podem ser facilitados com o uso de tecnologia, pois as operações automatizadas são mais precisas e os dados gerados podem ser fontes de análises mais aprofundadas e ser uma base para a implantação de melhorias.

 

Ferramentas de gestão para operadores de foodservice

Existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudam na gestão para o setor de foodservice. São verdadeiras aliadas e muito importantes para oferecer uma operação ágil, eficiente e para capacitar os estabelecimentos a tornarem-se mais competitivos. Vamos detalhar a 3S Checkout, uma das soluções para foodservice e suas possibilidades.

A 3S Checkout é uma ferramenta bastante abrangente e pode ser utilizada em diversos processos do foodservice, como:

Controle do estoque: alerta quando algum ingrediente está com estoque baixo, o contrário também acontece, quando há itens em excesso para que haja um redirecionamento de prioridades de mercadorias.

Controle de pedidos: permite gerenciar pedidos de diferentes canais ao mesmo tempo, como balcão, delivery e salão. Os pedidos são enviados diretamente para a cozinha e as operações são feitas de maneira ágil e sem erros, o pedido é entregue corretamente.

Acompanhamento em tempo real: é possível ver como está a movimentação do estabelecimento em tempo real. Fornece dados atualizados para análise de resultados mais rapidamente para possíveis ajustes no atendimento dos próximos clientes.

Atualização automática: permite atualização do menu e os preços do cardápio de maneira remota e instantaneamente. 

Integração de sistemas: é possível integrar o 3SCheckout com os principais aplicativos de entrega como o iFood, o Rappi e demais aplicativos de entregas.

Adaptabilidade: é compatível com diversos hardwares e sistemas operacionais, facilitando seu uso e incorporação rápida de novas funcionalidades.

Automação de processos no foodservice

A automação veio contribuir para maior otimização de processos no foodservice. O que antes era realizado manualmente (e sujeito a erros), com as ferramentas para restaurantes, bares e cafeterias, além da diminuição de ocorrências, os processos ficaram mais ágeis e trocas de pedidos por erro humano, por exemplo, foram eliminadas. 

Os pedidos simultâneos (do balcão, do salão ou do delivery) são enviados diretamente para a cozinha que providencia a preparação dos pratos, indicando o canal de entrega. A automação aumenta a produtividade no foodservice e agiliza toda operação do restaurante ou bar, e ainda libera os funcionários que fazem tarefas repetitivas para atuarem em frentes mais estratégicas, como na melhora do atendimento ao cliente, que traz maior satisfação e fidelização.

 

A integração e adaptabilidade de soluções de gestão

As ferramentas de gestão de operações do foodservice estão preparadas para integrar as mais diversas plataformas digitais, como a de controle de estoque, gerenciamento de pedidos, atividades da cozinha, sistemas de pagamento e gestão da administração do bar ou restaurante. 

O gerenciamento dessa integração completa é muito mais fácil e intuitiva, fazendo com que a equipe consiga aprender a operá-la rapidamente, sem a necessidade de treinamentos prolongados. A facilidade no aprendizado e implantação possibilitam que os estabelecimentos possam usufruir das vantagens dos sistemas de PDV (ponto de venda, no caso do atendimento presencial) em um tempo menor. 

Outra vantagem é que muitas plataformas são baseadas em nuvem, que dispensa uma infraestrutura tecnológica robusta do estabelecimento para o uso no dia a dia. Sua utilização e atualizações necessárias podem ser feitas remotamente, evitando a interrupção do atendimento. É a tecnologia em restaurantes e bares a serviço da eficiência.

Adaptabilidade: soluções para diferentes tipos de operadores foodservice

A tecnologia que ajuda em uma gestão cada vez mais eficiente consegue atender a grande diversidade do setor de foodservice como bares, restaurantes, cafeterias e grandes cadeias de franquias. As inovações para o setor conseguem se adaptar às mais diferentes realidades, seja o estabelecimento grande, médio ou pequeno. Todos podem tirar proveito das soluções para foodservice que essas plataformas oferecem. 

Pequenos estabelecimentos podem utilizar os recursos básicos da tecnologia, como gerenciamento de pedidos, controle de estoque e integração com sistemas de pagamento. Caso os negócios evoluem e cheguem a outro patamar, podem ser adicionadas novas funcionalidades na plataforma, como programas de fidelidade, gestão financeira e até marketing digital. 

As grandes cadeias de estabelecimentos podem usar recursos mais avançados para simplificar suas atividades, como o controle de operações de unidades, gestão centralizada para elaboração do cardápio, campanhas promocionais simultâneas, entregas por delivery, relatórios em tempo real, entre outras facilidades.

 

Como a gestão impacta na experiência do cliente

A tecnologia aliada à gestão eficiente impacta também na relação com os clientes. O atendimento fica mais ágil – reflete em menor tempo de espera – há menos erros nos pedidos, os funcionários podem se dedicar em outras melhorias no restaurante, bar ou cafeteria, há menos desperdício de materiais que pode reverter na diminuição dos custos. 

Com agilidade nos pedidos, a rotina da cozinha também sai ganhando, pois a tecnologia permite que os pratos sejam mais bem estruturados, tanto na elaboração quanto na apresentação, fatores importantes para quem trabalha com alimentos. Os clientes terão a certeza que encontrarão pratos bem apresentados e com sabor de qualidade que esperam.

Esses fatores são fundamentais para a fidelização e satisfação dos clientes, que terão uma opinião positiva do estabelecimento e a probabilidade de seu retorno em outras ocasiões será bem grande.

 

Casos de sucesso: operadores que transformaram seu negócio com soluções de gestão

Vários estabelecimentos do setor de foodservice utilizam o 3S Checkout e servem de exemplo para mostrar como essa plataforma é eficiente e ajuda na gestão dos negócios.

Taco Bell: implementou o 3S Checkout para automatizar sua gestão em diversas áreas do seu restaurante: no controle de comandas, nos pagamentos e integração com o sistema fiscal, no gerenciamento de produção na cozinha, na coordenação do delivery, no inventário para realizar uma compra inteligente dos insumos, no controle do estoque, nas informações nos totens que apresentam os cardápios virtuais. A empresa espera ter um aumento da produtividade, diminuir os cancelamentos no delivery e otimizar os estoques da rede, que estará totalmente interligada com o 3S Checkout. De acordo com Paulo Fancez, CEO da E-Deploy, idealizadora do aplicativo,

A solução que criamos para oferecer aos estabelecimentos de food service a melhor experiência de atendimento aos clientes finais, se traduz em aumento na fidelização e, com isso, nas vendas, conclui Fancez (ver matéria completa, aqui).

Dark Kitchens: com a plataforma 3S Checkout é possível gerenciar todos os aspectos dos restaurantes que utilizam as dark kitchens: o atendimento, a operação, o cardápio, a produção, a relação com a cozinha, a automatização de produção e o delivery. Isso otimiza o fluxo de trabalho, torna as entregas mais rápidas e traz mais competitividade a cada um dos estabelecimentos. Segundo Marcelo Bianchini, Diretor de Produtos e Negócios da E-Deploy, empresa que desenvolveu o 3S Checkout,

Os módulos mais importantes são o delivery e de produção, neste caso, a plataforma atua como um Delivery Hub, pois realiza uma integração automática com os grande canais de entrega do restaurante, como o iFood, Rappi e demais empresas de delivey”, afirma Bianchini.

 

Inovação e gestão caminhando juntas no foodservice

O uso da tecnologia como aliada no foodservice oferece melhorias e maior agilidade nas operações de restaurantes, bares, cafeterias e grandes redes de estabelecimentos do setor. 

Ao investir em tecnologia, a gestão torna-se mais eficiente com ganho em diversos aspectos, como controle de estoques, gestão nos pedidos, seja no salão, balcão ou delivery, diminuição de erros operacionais, praticidade na cozinha, administração financeira mais controlada, maior aproveitamento da equipe. Esses benefícios geram resultados positivos como o menor desperdício, serviços mais rápidos, clientes satisfeitos, melhor avaliação do público. Ao chegar nesse nível, atingir a rentabilidade nos negócios é consequência natural. 

Seu estabelecimento também pode se beneficiar de softwares de gestão para poder melhorar seus serviços e, com isso, ser mais competitivo nesse mercado disputadíssimo que é o setor de foodservice. Só depende de você!

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