Entenda como o uso da IA no food service está transformando o setor - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

Entenda como o uso da IA no food service está transformando o setor

Degrau Publicidade,

14 abril 2023

Cada vez mais empresas estão investindo no uso da inteligência artificial (IA) no food service para  transformar suas operações ao automatizar tarefas cotidianas, tornando-as mais eficientes. 

 

O setor de alimentação fora do lar é um daqueles campos em que a IA pode gerar um grande impacto nas operações do dia-a-dia e, desta forma, transformar a maneira como a operação do seu negócio é feita.

 

A seguir, trouxemos alternativas para o uso da IA no food service que já estão sendo aplicadas em empresas do setor.

 

Como as empresas estão usando a IA no food service?

 

1 – Quiosques de autoatendimento e/ou tablets

 

Você provavelmente já deve ter notado que as longas filas em restaurantes da modalidade fast-food estão cada vez mais mais rápidas. Muitas empresas do ramo adotaram os quiosques de autoatendimento que trazem mais liberdade e autonomia para os clientes fazerem seus pedidos.

 

Embora essa tecnologia por si só já seja impressionante, podemos torná-la ainda mais funcional e eficiente com o uso da inteligência artificial. Essa tecnologia pode, por exemplo, fazer o reconhecimento facial do cliente e recuperar seu histórico de pedidos anteriores, enquanto oferece recomendações personalizadas para sua próxima compra.

 

2 – Gerenciamento dos colaboradores com IA no food service

 

Abandonado as programações manuais, os softwares digitais de hoje tornam muito mais simples gerenciar as escalas da equipe e a IA pode trazer muitas novas funcionalidades para essa ferramenta, como por exemplo: 

 

  • Prever quando você pode precisar de mais funcionários disponíveis;
  • Modificar os horários dos funcionários de acordo;
  • Monitorar a ocupação e volume de pedidos ao longo do tempo para captar as tendências. 

 

Dessa forma você poderá dedicar mais tempo à gestão estratégica e à solução de problemas, gastando menos tempo em tarefas administrativas relacionadas ao gerenciamento de pessoal.

 

3 – Planejamento de cardápio

 

Você sabia que com o Chat GPT é possível criar receitas apenas indicando quais são os ingredientes disponíveis? Elaborar cardápios que minimizem o desperdício e explorem mais as possibilidades é uma das vantagens que a inteligência artificial agrega ao food service. 

 

Apesar de ser uma ferramenta com algumas limitações, com as interações e atualizações essa ferramenta poderá ser muito útil para o planejamento de cardápios que incluem as restrições alimentares e outras demandas.

 

4 – Cálculos e cuidados nutricionais

 

Ainda relacionado ao tópico anterior, a IA no food service pode um dia ser usada para prever níveis de risco nutricional ou apoiar o gerenciamento de cuidados nutricionais. 

 

O crescimento na busca por uma alimentação mais saudável e balanceada está levando os consumidores a pesquisarem cada vez mais sobre a lista de ingredientes e valor nutricional dos alimentos que estão ingerindo. Com a IA será possível calcular esses resultados com maior precisão.

 

5 – A IA no food service pode facilitar a gestão do inventário

 

Sem a menor sombra de dúvidas, o gerenciamento de estoque é uma das áreas que mais se beneficiará da tecnologia de IA no futuro. Com ela podem ser criados sistemas para:

 

  • Examinar os pedidos e compará-los com os níveis de estoque;
  • Adicionar um item com estoque baixo na lista de pedidos e até mesmo encomendá-lo diretamente de sua distribuidora;
  • Monitorar prazos de validade e perdas operacionais com produtos vencidos;
  • Controle e gestão do uso indevido e desperdício de insumos.

 

6 – Os chatbots de atendimento ao cliente

 

Outro benefício do uso da IA no food service está no atendimento ao cliente agilizado pelos chatbots, capazes de responder a perguntas e fornecer informações sem a assistência de um agente de atendimento ao cliente.

 

Isso pode aumentar a eficiência e o tempo de atendimento já que os clientes podem conversar com um bot de atendimento ao cliente que usa IA para ajudar a responder dúvidas como:

 

“Qual é o endereço mais próximo de onde estou?”

“Quanto tempo falta para meu pedido ser entregue?”

“Posso fazer modificações e/ou acrescentar novos produtos?”

 

Isso e muito mais poderá ser respondido com agilidade pelos canais de comunicação da empresa integrados aos softwares de gestão do estabelecimento, por exemplo.

 

Você acredita que tem alguma outra utilização da IA no food service que ficou fora dessa lista?

 

Como pode notar, a inteligência artificial estará cada vez mais integrada aos processos de gestão e operação de estabelecimentos de alimentação fora do lar e, por isso, é muito importante que os players acompanhem de perto as novidades e tendências que estão surgindo a todo momento.

 

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