Já ouviu em falar em associativismo no food service? Descubra o que isso significa quais são as principais iniciativas do setor. Vale a pena fazer parte? Isso e muito mais você confere no conteúdo de hoje no Blog da Monte Carlo Alimentos!
Criar uma associação é a maneira que muitos empresários encontraram para fortalecer seus negócios e expandir sua atuação no mercado. No food service, o associativismo pode se tornar uma ferramenta poderosa para operadores em tempos de crise.
Mas pra começo de conversa, o que é associativismo?
Em primeiro lugar, é preciso entender do que estamos falando. O associativismo vem do termo “associação”, ou seja, uma livre organização de pessoas que buscam resolver as necessidades, metas e objetivos em comum.
Nos negócios, essa prática costuma reunir empreendedores do mesmo nicho que precisam criar soluções, superar diversos desafios, tais como: sociais, culturais, políticos, econômicos, científicos, entre outros.
Para esse grupo, unir forças é uma alternativa inteligente e vantajosa que os fará alcançar uma fatia do mercado que não poderiam conquistar sem o apoio de seus associados. Desta forma, todos saem ganhando.
E como se aplica o associativismo no Food Service?
Você já deve ter notado que o setor de food service é muito complexo e composto por diversas partes. Desde os agricultores e pecuaristas, até os responsáveis por servir a refeição já pronta, essa é uma cadeia muito longa com muitas partes envolvidas.
Todos podem se beneficiar com o associativismo para food service, sejam os fornecedores, operadores, prestadores de serviço, mas principalmente, os clientes que recebem mais ofertas de restaurantes de qualidade.
As associações permitem a restaurantes da mesma região adquirir alimentos, produtos e insumos de qualidade, por exemplo. Ganhando melhores condições de negociação, rateando os custos com entrega, reduzindo as perdas e desperdícios, e muito mais.
O que o associativismo no food service representa em tempos de crise?
Em diversos posts aqui no nosso blog, já comentamos sobre a importância dos donos de bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias e demais estabelecimentos food service criarem alternativas que viabilizem seus negócios, mesmo durante a pandemia do Coronavírus.
A expansão do delivery e a chegada de novas formas de pagamento on-line nos mostrou o quanto é importante nos ater às tendências e procurar reduzir os custos operacionais para manter a saúde financeira do seu restaurante.
O associativismo no food service é uma ferramenta poderosa que poderá salvar centenas – ou até milhares – de negócios!
São diversas empresas que podem aproveitar as vantagens de se associar como cooperativa de pequenos fornecedores e distribuidores, restaurantes, dark kitchens, marmitarias, entregadores e muito mais. O céu é o limite!
3 associações do setor food service que você precisa conhecer!
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
A ABRASEL é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.
A Abrasel também é responsável por organizar grandes eventos do setor Food Service como a Fispal e o Congresso Abrasel.
Saiba mais em: https://abrasel.com.br/
ANR – Associação Nacional de Restaurantes
A ANR é uma representante dos empresários do setor de food service brasileiro em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral.
Saiba mais em: https://anrbrasil.org.br/
IFB – Instituto Foodservice Brasil
O Instituto Foodservice Brasil representa a união da cadeia de valor: fabricantes, prestadores de serviços e operadores, que juntos buscam soluções para temas que impactam suas atuações no mercado de alimentação fora do lar.
Saiba mais em: https://www.institutofoodservicebrasil.org.br/
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro de todas as dicas de gestão e operação food service!