A ascensão da culinária asiática nas grandes cidades brasileiras - Monte Carlo Alimentos
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A ascensão da culinária asiática nas grandes cidades brasileiras

Degrau Publicidade,

15 novembro 2024

A cultura asiática está conquistando cada vez mais os brasileiros, o reflexo pode ser visto nas séries “doramas” e em grupos musicais como os K-Pop. A culinária também desperta o interesse das pessoas e se tornou um diferencial competitivo no setor de foodservice. Estabelecimentos dedicados ao tema têm aumentado seu fluxo de clientes e impulsionado seus negócios.

 

A globalização tem ditado as tendências gastronômicas, principalmente nos grandes centros brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Atualmente está havendo um boom da cultura asiática e uma das influências mais destacadas é a gastronomia. 

Nessas grandes cidades, já inseridas em uma culinária internacional, a proliferação de estabelecimentos dedicados às receitas asiáticas têm aumentado substancialmente, seja para reservar uma mesa em um restaurante ou comprar ingredientes importados desses países. Esse interesse das pessoas introduziu ingredientes orientais, como o gengibre, os chás, o gergelim, as combinações agridoce, os caldos, etc no dia a dia do brasileiro, que adora novas experiências e está aberto a novas oportunidades para conhecer sabores diferenciados.

 

Por que a culinária asiática está ganhando espaço no Brasil?

Podemos dizer que a comida japonesa foi a pioneira em despertar o interesse dos brasileiros por suas iguarias. Com a globalização, a comida coreana e a comida chinesa entraram na mira dos brasileiros e aos poucos, a cozinha tailandesa também está conquistando seu espaço. 

Um grande impulso para esse interesse foi dado pelos grupos musicais de K-Pop sul-coreanos e pelas séries doramas, onde é comum mostrar cenas em que os personagens apreciam um belo prato de comida. Grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ocorreu uma grande procura por restaurantes, bares e lojas especializadas na culinária asiática. O brasileiro adora novidades e a difusão das receitas orientais tem agradado em cheio as pessoas que querem experimentar novos sabores e combinações.

O papel das redes sociais e da mídia no crescimento da culinária asiática

Alguns canais do TikTok e Instagram são grandes divulgadores da culinária asiática. Influenciadores especializados e chefs renomados nesta temática têm inúmeros seguidores em seus canais, o que ajuda na divulgação e no interesse do povo brasileiro pela comida oriental. 

Entre os famosos das redes sociais, podemos citar a Yuma Ono (@yuma_ono, descendente de japoneses), GoHanGo (@gohangosocial – formado por quatro descendentes orientais), Kai, do perfil Kai e Aline (@kai.aline – ele é da Malásia), Arhur Paek (@arthurpaek – descendente de sul-coreanos) entre outros. Juntos, eles têm milhões de seguidores e ajudam a divulgar a cultura e, principalmente, a culinária asiática. Desde receitas simples até as mais elaboradas fazem parte do conteúdo desses influencers, gerando engajamento e uma conexão direta dos seguidores com as receitas que eles apresentam.

 

Tendências de pratos asiáticos que conquistaram os brasileiros

Alguns exemplos de pratos do sudeste asiático já estão incorporados ao paladar brasileiro, talvez o maior expoente seja o sushi, que combina arroz, algas e um recheio que varia de acordo com o shushiman. Temos também o lámen, uma sopa de macarrão, legumes, ovo e temperos mergulhados em um caldo intenso que pode ser de origem suína, peixe ou boi. O poké é uma receita havaiana, mas com forte influência japonesa e é composto por peixe cru cortado em cubos, arroz, folhas, algas, frutas, ovas de peixe, legumes e um molho shoyu para arrematar. 

Da Coreia do Sul temos o bibimbap, que leva vegetais, carne, ovo e arroz com um molho picante gochujang que dá um toque especial. O pad thai é um prato típico da Tailândia feito com macarrão oriental, arroz, tofu, camarões, legumes, pimenta, ovo mexido e cheiro verde. 

Os pratos que citamos são bem populares em seu país de origem e o uso de ingredientes originais, técnicas culinárias e as receitas tradicionais conquistaram o paladar dos brasileiros, que passaram a valorizar ainda mais um sabor exótico e autêntico. A expansão de restaurantes asiáticos e o aumento do delivery, principalmente em grandes centros, impulsionaram o interesse em descobrir esses novos sabores. 

A popularização do delivery e dos restaurantes asiáticos

A popularização da cultura asiática despertou o interesse dos brasileiros pela culinária oriental. Os pedidos de comida por delivery, principalmente durante a pandemia, deram uma grande força para disseminação dos pratos asiáticos, movidos pela curiosidade ou para ter novas experiências gastronômicas. Só para ter uma ideia, a GoHanGo foi de 2 mil inscritos no início da quarentena para mais de 376 mil em maio deste ano (Fonte: VejaSãoPaulo).

No Brasil ocorre um fenômeno em que as receitas vindas de fora se adaptam ao paladar local. Se na região Sul o tempero mais suave prevalece, as receitas asiáticas ficam menos marcantes. Já nas regiões Nordeste, onde os pratos típicos têm tempero bem acentuado, a comida asiática encontrou um terreno fértil e exigiu poucas adaptações. Esse “ajuste” no sabor conquista diferentes paladares, mas sem perder a alma dos pratos tradicionais, conservando sua autenticidade e, ao mesmo tempo, criando conexões com o gosto dos brasileiros.

Isso fez o sucesso de restaurantes dedicados ao tema espalhados por todo o Brasil, alguns exemplos:

  • Bicol (São Paulo): a atração principal é o churrasco coreano preparado em grelha que vai direto na mesa do cliente. Destaque para o bulgogui (finas fatias de contra filé marinado em molho de soja); tem ainda o kimchi (conserva de alga apimentada).
  • Ryori (Fortaleza): especializado em comida japonesa. Em seu cardápio constam sushis, sashimis, tempurás, harumakis, entre outros. Oferece versões vegetarianas e sem glúten.
  • Oidë (Curitiba): oferece uma variedade de pratos de diversos países asiáticos, com destaque para a japonesa e a sul-coreana.
  • Mr. Lam (Rio de Janeiro): dedicado à culinária chinesa e apresenta os satay (espetinhos orientais de frango ou camarão com molho da casa); sqwab (receita própria que leva alfaces em formato de conchas recheadas de frango, missô e fatias de couve crocante).

 

A demanda por insumos de qualidade: o papel dos fornecedores

Os fornecedores de estabelecimentos dedicados à gastronomia dos países asiáticos têm papel fundamental para garantir que os insumos para a culinária asiática estejam disponíveis e tenham a qualidade exigida para a preparação dos pratos. Muitos dos ingredientes precisam ser importados diretamente dos países de origem para manter a autenticidade das receitas, então é importante garantir a qualidade e uma logística eficiente para abastecer esse mercado em expansão. 

A Monte Carlo Alimentos, fornecedora de ingredientes para alimentação fora do lar há 30 anos, tem acompanhado o interesse das pessoas pela culinária asiática e tem uma divisão específica para suprir esse nicho. Ela faz uma seleção rigorosa de fabricantes e consegue fornecer insumos para o preparo de receitas de bares e restaurantes com ingredientes de qualidade e entrega pontual para todo o Brasil.

Ingredientes que são essenciais na culinária asiática

A culinária asiática é exótica e feita de ingredientes típicos que tornam os sabores ricos, os aromas e texturas diferenciados e os ingredientes desempenham um papel fundamental. Na Monte Carlo é possível encontrar insumos utilizados em diversos pratos, como o arroz oriental, algas, molho shoyu, saquê culinário, temperos asiáticos e muito mais. 

Encontrar fornecedores confiáveis, que ofereçam amplo leque de ingredientes de qualidade e diversidade, é crucial para que donos de bares e restaurantes possam fazer um cardápio variado e consigam oferecer aos clientes experiências gastronômicas inesquecíveis.

 

Como restaurantes podem se preparar para atender a essa demanda crescente?

O paladar do brasileira é bem eclético. Em determinadas regiões as comidas são mais temperadas, em outras são mais suaves. Encontrar o equilíbrio ao preparar uma receita asiática é a chave para agradar os clientes, mas preservando a alma da receita original. 

Adaptação do cardápio: inovação sem perder a essência

Adaptar a receita – mas sem perder a autenticidade – é uma estratégia para agradar o paladar do brasileiro, moderando no uso de pimentas em molhos, ou diminuir a quantidade de algum ingrediente marcante da receita. 

Se a receita pede óleo de gergelim, por exemplo, diminuir um pouco a quantidade pode tornar o prato mais palatável, já que esse condimento é forte e deixa um sabor marcante. 

Inserir opções veganas ou vegetarianas que têm opções da culinária asiática é uma estratégia para atrair a atenção desses públicos específicos. Esse tipo de culinária utiliza grande variedade de legumes e verduras em um mesmo prato, então não será difícil oferecer alternativas para quem é adepto do vegetarianismo e veganismo. 

Investindo em qualificação e treinamento de equipes

Ter cozinheiros, auxiliares e atendentes que entendam da culinária asiática é fundamental para o sucesso do bar ou restaurante. Profissionais que têm conhecimento sobre a cultura e a culinária ajudam a criar uma conexão genuína entre o cliente e os pratos oferecidos. Não estamos falando que os funcionários precisam ser nativos, mas se eles souberem a história da receita, os ingredientes principais, a mistura de sabores e o diferencial de cada receita ajuda muito na hora escolher o prato. 

Ao receber informações precisas do garçom, o cliente se sentirá mais seguro em sua escolha. Essa interação ajudará a tornar a experiência mais completa e rica. 

Marketing e divulgação: aposte no diferencial asiático

Elaborar uma boa estratégia de marketing digital contribui para divulgar o estabelecimento que serve pratos da culinária asiática. Utilizar as redes sociais (Facebook, TikTok, Instagram) com influenciadores fazendo a publicidade ou até mesmo fazer postagens sem os influencers, aumenta o alcance. O custo é bem baixo e até pequenos restaurantes e bares conseguem bancar. 

Só por ter a opção de pratos asiáticos, o restaurante já tem um diferencial, pois irá despertar a curiosidade das pessoas por novas experiências culinárias. Se ocorrer alguma promoção temática no estabelecimento ou eventos sazonais, como festivais gastronômicos, lançamento de um novo cardápio, ou prato, a procura pode aumentar. 

Outra estratégia é produzir vídeos mostrando a preparação dos pratos e a origem dos ingredientes, pois ajuda a desmistificar a culinária asiática mostrando que ela não tem segredos. Isso desperta a curiosidade e a vontade de experimentar os pratos que estão sendo filmados. 

Simultaneamente às ações nas redes sociais, pode ser enviado e-mail marketing para pessoas cadastradas e assim, divulgar no mesmo material, algum cupom de desconto para atrair essa clientela mais fiel.

 

A culinária asiática como um diferencial competitivo

Investir na culinária asiática pode ser um diferencial importante para bares e restaurantes conquistarem mais clientes. As pessoas buscam novas experiências culinárias, novos sabores e combinações que aguçam o paladar. Os pratos da cultura asiática proporcionam esse mergulho nessa cultura tão exótica para os padrões nacionais, mas que é recheada de muito sabor. 

Esse interesse crescente pela cultura asiática reflete o sucesso dos doramas exibidos pela Netflix e YouTube, e está presente nos conjuntos de K-Pop que incluem o Brasil para sua turnê mundial. Essa aproximação das culturas está abrindo um novo nicho para o setor de foodservice, principalmente nas grandes cidades brasileiras, onde bares e restaurantes podem investir em novos pratos e inovar o cardápio. 

Você também pode investir nesse segmento crescente, que tem tudo para ampliar o alcance de estabelecimentos ao poder oferecer novas experiências vindas da Ásia aos clientes. 

Se você quer estar em dia com o que os clientes buscam, conheça o catálogo da Monte Carlo Alimentos, temos diversos itens da culinária asiática para ajudar você e seu estabelecimento a conquistarem mais clientes com uma nova proposta ao incorporar a culinária asiática em seu menu.

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