WhatsApp Para Food Service: Entenda a Importância Para Gestores
Dicas de Gestão Foodservice

WhatsApp, importante ferramenta de gestão para o food service

Beatriz Brasil,

20 abril 2022

O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de negócios poderosa para o setor de food service. A agilidade na troca de mensagens popularizou o aplicativo, para quem trabalha com alimentos é um fator essencial, porque a entrega dos produtos precisa ser rápida, pois muitos deles são perecíveis e requerem armazenamento adequado, não raro em câmaras refrigeradas. 

 

Muitos estabelecimentos perceberam o poder de alcance do WhatsApp para seus negócios, principalmente os pequenos e médios, pois é uma ferramenta gratuita e milhões de pessoas têm nos seus smartphones. Por isso tem investido maciçamente para divulgar seu número de contato para gerar mais vendas e estar conectada com as pessoas. O aplicativo tem acompanhado essas necessidades e aperfeiçoado suas funcionalidades. A cada nova fase de sua evolução tem conquistado cada vez mais usuários.

 

Mais agilidade para o setor de food service

 

Um dos grandes gargalos no setor do food service é conseguir dar um retorno rápido para as solicitações dos clientes – como já falamos, a urgência na entrega dos alimentos é essencial. Mas com o WhatsApp, essa barreira foi quebrada. Vamos supor que todos os atendentes de determinado food service que realizam negócios pelo aplicativo estejam ocupados com outras chamadas. O cliente que ligar naquele momento não ficará sem uma resposta, se a empresa tiver instalado um chatbot (robôs de mensagens instantâneas). 

 

Mas o que faz um chatbot? Vamos lá: ao ser acionado, ele envia automaticamente uma mensagem de retorno. Depois, quando um atendente estiver livre ele assume a chamada pessoalmente para cuidar do pedido até o fechamento do negócio. O cliente não fica sem assistência e ainda previne que ele desista da compra.

 

WhatsApp Business fornece dados analíticos para análise

 

Na extensão deste nicho corporativo foi criado o WhatsApp Business, onde empresas podem criar um perfil voltado exclusivamente para seus negócios e formar grupos de clientes com demandas específicas. Por exemplo, o setor de food service podem ser criadas categorias divididas por segmentação, como: pizzarias, padarias, lanchonetes, etc. 

 

Com o WhatsApp Business elas conseguem gerir seus contatos corporativos, divulgar ofertas pontuais, concluir negociações e o melhor: conseguem fazer uma análise analítica do desempenho das operações pelo aplicativo, veja só:

 

Recebimento de mensagens: permite ver para quantas pessoas envio foi feito e o número de pessoas que recebeu o conteúdo;


Abertura de mensagens: mostra a estatística de abertura em relação ao número de pessoas para as quais a mensagem foi enviada;

 

Resposta da mensagem: apresenta o número de respostas de acordo com o número de envios. Permite também, saber se o conteúdo da mensagem foi interessante ou não para o cliente;

 

Visualização da mensagem: mostra o número de pessoas que viram a mensagem enviada e o status.

 

Essas informações são importantes para fazer um planejamento de negócios, pois permitem verificar o engajamento da base de contatos, criar estratégias de abordagens pelo aplicativo e mensurar se está sendo efetivamente útil ou não a utilização da ferramenta. É possível também, ver qual o impacto da mensagem recebida e se está agradando o público. 

 

Além de ter uma visão geral de sua performance utilizando o aplicativo, as empresas que tiverem o WhatsApp Business agora têm mais uma forma de atrair consumidores: é o “Negócios Próximos”, uma funcionalidade na plataforma voltada exclusivamente para os usuários. Com a geolocalização do celular, as pessoas poderão ver quais bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, etc mais próximos de onde estiverem, assim ficará mais fácil se dirigir até o local. Mas para que possa ser identificado pelo aplicativo, o estabelecimento precisa ter o WhatsApp Business. Com este novo recurso, a gestão dos negócios ficará mais completa, porque irá atingir a outra ponta dos negócios para o food service, que são os clientes. 

 

Na Monte Carlo Alimentos o aplicativo é uma ferramenta de trabalho

 

Na Monte Carlo Alimentos usamos amplamente o WhatsApp para atender nossos clientes. Eles têm no aplicativo, um canal rápido e ágil para comprar os produtos para seu estabelecimento. A cotação, o fechamento do pedido e até a data da entrega são negociados pelo WhatsApp. 

 

Em tempo real, nossos clientes ficam sabendo rapidamente como será toda a transação. Isso agiliza os negócios, tanto para nós, quanto para eles, que podem consultar os preços, agendar horário de entrega e formas de pagamento. Tudo on-line de forma rápida e segura. 

 

O WhatsApp conecta pessoas globalmente

 

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas. São mais de 2 bilhões de usuários no mundo, só no Brasil são quase 120 milhões. Outros dados do WhatsApp que impressionam: 99% dos celulares têm o aplicativo instalado (fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box); o WhatsApp é a tela inicial de 59% dos aparelhos (fonte: Grupo Croma); é a principal fonte de informação para 79% das pessoas (fonte: Senado Federal). 

 

Com números tão robustos, empresas do mundo inteiro perceberam as vantagens de ofertar seus produtos e serviços aos consumidores por meio do aplicativo. Foi só uma questão de lógica para começarem a usar o WhatsApp a fim de fazer negócios. Afinal, uma relação comercial também é uma forma de conexão, só que liga as pessoas às empresas, não é mesmo?

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também:

Entre em Contato