Você sabe qual é a importância da gestão financeira para food service em um período de incertezas como o da pandemia?
Como mostramos na nossa Retrospectiva da Pandemia, bares e restaurantes de São Paulo passaram por muitas mudanças no último ano. Com tantas oscilações, é fundamental ter uma boa gestão financeira para que seu negócio continue operando.
Realizar a gestão financeira engloba ações e técnicas administrativas que incluem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras do seu bar ou restaurante.
Essas finanças são todas as despesas fixas e variáveis, assim como investimentos, lucros, financiamentos, empréstimos e o valor patrimonial do seu estabelecimento.
Cuidar bem das finanças é sempre importante, mas durante um período de crise e incertezas essas medidas se tornam ainda mais essenciais para garantir a saúde financeira do seu negócio e afastar problemas no futuro.
Dentre as vantagens de um bom gerenciamento, está o estabelecimento de metas, estipulação de prazos e monitoramento dos efeitos para saber se estão de acordo com o esperado pelo seu negócio.
Para te auxiliar nos primeiros passos, separamos 5 dicas que o SEBRAE recomenda para realizar uma boa gestão financeira para o food service em tempos de crise.
1. Faça uma análise do cenário
O primeiro passo é realizar um levantamento das despesas previstas para os próximos meses, separando os valores de acordo com cada tipo de despesa.
Veja o quadro exemplificativo abaixo:
2. Verifique suas despesas
Ao se conhecer as despesas que devem ser pagas nos próximos meses, o operador encontrará mais facilidade em definir as ações corretivas, que priorizem as despesas com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação.
No exemplo do quadro acima, as despesas relativas ao aluguel e materiais para produção são as que mais impactam no negócio.
3. Ajuste os gastos
Em tempos de crise, é possível que haja uma redução no faturamento. Portanto, é fundamental que o operador ajuste suas despesas de acordo com essa situação, começando por:
- Para micro e pequenos negócios, é fundamental separar as finanças da empresa das pessoais para que o negócio prospere, caso contrário, existe o risco de criar confusões no caixa, gerar dificuldades de avaliação sobre a real situação econômica da companhia e ainda ter problemas com o fisco.
- Negociar com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos.
- Se tiver dívidas com instituição financeira, procure negociar visando, também, aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago mensalmente ao seu faturamento.
- Evitar fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios.
4. Busque formas alternativas de faturamento
O operador food service pode, também, procurar outros meios para aumentar o seu faturamento, tais como:
- Contar com uma distribuidora de alimentos como a Monte Carlo Alimentos que têm condições especiais para pagamento e entregas;
- Atender via Delivery, pois disponibiliza seus serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes;
- Fazer promoções durante os dias de baixa movimentação, oferecer cupons e descontos para pedidos;
- Diversificar e ampliar as formas de pagamento on-line;
- Implementar estratégias de marketing digital e redes sociais.
5. Atente ao fluxo de caixa
A última dica é começar o gerenciamento do fluxo de caixa da empresa, considerando as receitas e despesas previstas.
Dessa maneira, a organização será melhor para manter a saúde financeira do seu negócio e reduzir o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos.
Baixe a planilha Fluxo de Caixa clicando aqui.
Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de conferir os outros artigos e notícias do nosso blog. Mantenha-se por dentro de todas as novidades do setor food service!