Medialuna Argentina - Receitas do Mundo - Monte Carlo Alimentos
Comidas do Mundo

Medialuna Argentina – Receitas do Mundo

Aline,

11 setembro 2023

A medialuna é um verdadeiro símbolo que podemos considerar como uma autêntica instituição argentina. Apesar de sua semelhança no formato com o croissant francês, seu sabor é completamente distinto, sendo mais doce e apresentando aquela casca caramelizada característica. As medialunas pertencem à categoria das “facturas”, ou seja, são uma variedade de massa de pão feita com ingredientes como manteiga, farinha, açúcar e fermento. Curiosamente, durante o cerco de Viena pelo exército otomano em 1683, padeiros e confeiteiros locais tiveram uma ideia engenhosa ao se apropriarem do emblema dos inimigos, a meia lua muçulmana, para moldar os pãezinhos que seriam consumidos mais tarde, como uma provocação aos soldados turcos (daí o termo “croissant,” que significa “crescente,” em referência à lua).

 

Medialuna

 

 

 

Para pincelar:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • Um pouco de leite

 

 

Modo de Preparo:

 

  • Misture a farinha, o leite os ovos o sal o açúcar e o fermento biológico até formar uma massa, amasse essa massa por 30 minutos, coloque em uma vasilha cubra com um plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 a 40 minutos.

 

  • Pegue o tablete de manteiga gelada e envolva em um plástico filme deixando bastante sobra de plástico para os lados , pegue o rolo de massa e amasse a manteiga até ficar achatada com uma altura de mais ou menos 1 cm no formato retangular, reserve.

 

  • Em uma mesa espalhe um pouco de farinha e com um rolo abra a massa e formato retangular de um lado e do outro com mais ou menos 1 centímetro de altura e sove um pouco de farinha para não ficar colando no rolo.

 

  • Tire a manteiga do plástico e coloque no meio da massa aberta, dobre a massa por cima da manteiga como se a estivesse embrulhando, pegue as ponta e vede com o rolo tomando cuidado para não amassar a manteiga dentro da massa, faça isso sempre tirando o excesso de farinha comum pincel seco,lembre-se de que a manteiga não pode estar exageradamente gelada, o objetivo é vedar a manteiga dentro da massa, não pode deixar sair para fora, amasse com o rolo de um lado, depois do outro, sempre no formato retangular sempre sovando com farinha até que fique achatada com menos de 1 cm de altura, dobre a massa para dentro em duas abas retirando comum pincel seco o excesso de farinha de cada aba.

 

  • Coloque em uma bandeja com papel manteiga e leve a geladeira por cerca de 30 minutos, isso vai depender um pouco pois a manteiga dentro da massa tem que ficar gelada.

 

  • Sove a mesa novamente com farinha, pegue a massa e abra com um rolo sempre em formato retangular e sempre tomando cuidado para que a manteiga não saia para fora, abra de um lado e do outro até ficar com a altura de 1cm mais ou menos, dobre novamente para dentro em duas abas, tirando o excesso de farinha com o pincel seco, coloque novamente numa bandeja com papel manteiga e leve a geladeira novamente para gelar a manteiga dentro da massa.

 

  • Repita novamente a operação abrindo a massa em formato retangular de um lado de outro tomando cuidado para não escapar a manteiga, desta vez numa extensão maior com uma altura de meio centímetro. Dobre retirando excesso de farinha com um pincel seco e leve para a geladeira, para passar a noite. Este tempo de descanso é muito importante.

 

  • No dia seguinte , numa mesa sovada com farinha abra a massa com um rolo ,de um lado e do outro até que fique bem estendida no formato retangular mas sem ficar muito fina,retire o excesso de farinha, deixe descansar por ums 10 minuto aberta na mesa.

 

  • Pegue uma faca e recorte a massa na metade depois recorte triângulos, pegue cada triangulo e estique suas pontas laterais e enrole a parte mais larga e esticando até a ponta final, dobre-as em formato de meia lua, quase que unindo as duas pontas, coloque em uma forma com papel manteiga e pincele com a mistura de um ovo, um pouco de leite e o açúcar.

 

  • Leve ao forno a 200 graus por 20 a 25 minutos, isso dependerá do tamanho das media lunas.

 

 

Aqui na MCA você encontra tudo para fazer a sua Medialuna Argertina!

Aproveita que já está com a lista nas mãos e faça já a compra dos seus itens para saborear e vender os melhores preparos!

 

 -> www.montecarloalimentos.com.br

 

E aí? Gostou? Siga a Monte Carlo Alimentos nas redes sociais e acompanhe nosso blog para receber os melhores conteúdos de alimentação fora do lar. Além disso, aqui você encontra materiais com as principais tendências, ferramentas e também dicas com novas oportunidades para o seu estabelecimento.

 

Monte Carlo Alimentos tudo para você!

Não perca os nossos artigos aqui no blog!

Veja também:

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também: