Entenda a importância da associação com o IFB e a Monte Carlo Alimentos
Notícias

Entenda a importância da associação da Monte Carlo Alimentos ao Instituto Foodservice Brasil

Degrau Publicidade,

20 maio 2024

A Monte Carlo Alimentos é a mais nova associada do Instituto Foodservice Brasil, entidade que reúne as empresas mais representativas do mercado brasileiro e tem papel ativo para o crescimento e inovação em toda a cadeia do setor de foodservice.

 

A Monte Carlo Alimentos confirmou sua filiação ao Instituto Foodservice Brasil (IFB), entidade que representa e reúne as principais empresas dos mais diversos setores do segmento. No quadro de associados constam diversas companhias que compõem toda a cadeia de foodservice, como: indústrias produtoras, prestadores de serviços, operadores comerciais, fabricantes de equipamentos, produtores de embalagens, empresas logísticas, entre outros.  

 

Este ano em que completamos 30 anos da Monte Carlo, nos faz lembrar que sempre estivemos comprometidos com a qualidade, crescimento e inovação do setor de foodservice. Ao nos associarmos ao IFB, demos um passo importante para reafirmarmos esses compromissos, pois a instituição, juntamente com todos seus afiliados, compartilham das mesmas propostas que nós: o de buscar soluções para a melhoria de todo o setor de foodservice.

 

O que é o Instituto Foodservice Brasil?

Vamos descrever rapidamente sua história e a forma de atuação. 

A criação do IFB ocorreu em 2013 com a iniciativa de representantes das principais empresas do setor de foodservice em encontrar soluções para temas que acabam impactando diretamente na atuação de toda a cadeia do setor, desde fabricantes, até os pontos comerciais que recebem os consumidores. 

 

A principal missão do IFB é a de unir toda a cadeia do setor – fabricantes, prestadores de serviços e operadores – em prol do crescimento, profissionalização e amadurecimento do foodservice no Brasil

 

Vamos descrever as atribuições do IFB para entendermos melhor a importância do instituto. Entre suas ações estão: 

  • Investir na inteligência de especialistas para analisar as tendências de mercado na tomada de decisões para a nossa categoria;
  • Aprimorar a eficiência em toda a cadeia de distribuição por meio de planos de ações, treinamentos e colaboração;
  • Debater as políticas ESG (Environmental, Social and Governance) e trazer soluções com o objetivo para que o setor de foodservice incorpore a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas operações;
  • Defender uma racionalização tributária, uma vez que uma ampla reforma está sendo discutida na esfera federal;
  • Estabelecer relações institucionais com governos e demais entidades com o propósito de assegurar as pautas da categoria de foodservice;
  • Contribuir para que a transformação digital e a comunicação atinjam toda a cadeia de foodservice para que os benefícios cheguem em cascata a todos os elos do setor.

 

Agora, falando em termos estatísticos: o IFB representa um faturamento de R$ 108 bilhões de seus associados, emprega diretamente mais de 410 mil pessoas em mais de 175 mil estabelecimentos que atendem mais de 185 milhões de consumidores por mês. Por números tão expressivos, o setor de foodservice é um dos principais polos da economia brasileira e um dos que mais emprega no país.

 

O associativismo da Monte Carlo ao IFB

Ao nos tornarmos sócios do IFB, teremos acesso a pautas e decisões importantes com maior rapidez e poderemos traçar um plano baseado em informação estratégica oficial, já que um dos papéis do instituto é o de manter um diálogo constante com os órgãos legisladores. 

 

Outro ponto importante como associado é o de fazermos parte de uma rede de contatos com os demais membros dos diferentes setores do foodservice para a troca de experiências e termos acesso a dados de consumo nacional. Dessa forma, poderemos encontrar soluções conjuntas que tornarão o nosso setor muito mais forte e representativo. 

 

Teremos também, a oportunidade de conhecer a realidade de outras localidades, já que o IFB representa empresas de todo o país. Poderemos aprender lições valiosas diante de regiões distintas e também, repassar o que sabemos aos outros parceiros do instituto. Com essa integração mútua, poderemos crescer e implantar inovações que dividiremos com as empresas associadas, pois o IFB promove encontros, debates e produz materiais didáticos sobre pautas importantes para todo o setor, recursos importantes para reforçar nossas ações de marketing.

 

Informação como recurso para o crescimento

Em um mercado altamente competitivo, a gestão corporativa precisa se municiar com informação estratégica, relevante e o IFB, como instituição representativa de um setor importante da economia, nos propicia esse acesso. Com o associativismo ao IFB, também teremos a chance de trocar ideias, termos nossas operações otimizadas e conseguiremos estabelecer parcerias com as demais empresas do setor e com isso, traçar novos planos de negócios.  

 

Mas o IFB não é apenas um instituto que agrega associados. Ele também tem um papel importante na construção de uma gestão mais moderna e focada em temas relevantes para o setor. Um bom exemplo são as cartilhas virtuais, desenvolvidas e editadas para serem baixadas. Elas servirão como materiais de estudo, pois trazem temas relevantes que podem ajudar na gestão e na adoção de atitudes para a prática de boas ações.

 

O associativismo ao IFB trará muitos benefícios a Monte Carlo, pois permitirá adotarmos estratégias com metas mais realistas e focadas na qualidade do atendimento e ainda, adotarmos operações otimizadas para o nosso próprio crescimento empresarial.

 

Projeção futura da associação da Monte Carlo com o IFB

Os frutos da associação com o IFB, ao que tudo indica, trará benefícios duradouros e uma visão mais ampla de todo o processo do foodservice. Tornará nossa gestão mais alinhada com os processos que estão sendo praticados em outras empresas e regiões, e teremos insights de consumo mais reais e concretos.

 

A importância do associativismo da Monte Carlo com o IFB nos manterá em  contato com a realidade de diferentes partes do Brasil, com mercados tão singulares e empresas associadas distintas, que trará um rico aprendizado para nos prepararmos para um futuro muito mais diverso e promissor com o apoio do IFB.

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também: