COMO CONTROLAR O ESTOQUE DO SEU RESTAURANTE DURANTE A PANDEMIA - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

COMO CONTROLAR O ESTOQUE DO SEU RESTAURANTE DURANTE A PANDEMIA

Degrau Publicidade,

23 junho 2020

 

A pandemia da Covid-19 causou um impacto negativo no setor de Food Service. Devido aos novos comportamentos de compra e consumo, os estabelecimentos precisaram se adaptar às novas demandas do mercado.

 

Segundo a Abrasel, (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) 62% das empresas dizem estar encontrando dificuldades para repor os estoques. Isso se deve à escassez de produtos básicos para higienização e proteção, assim como a dificuldade para transportar a mercadoria rapidamente.

 

Fazer um controle inteligente de suprimentos é fundamental para não ser surpreendido com más notícias. Se o seu restaurante foi impactado pela quarentena, este conteúdo ajudará a enfrentar essa fase e se preparar para a futura reabertura.

 

Gestão de estoque: por onde começar?

 

O primeiro passo para gerenciar o seu estoque durante este período é reavaliar a demanda do negócio. Isso porque, boa parte dos food services contavam com o consumo fixo por pessoas que frequentavam o local.

 

No novo cenário, é preciso readaptar a compra de insumos de acordo com o volume de pedidos que estão sendo recebidos atualmente. Isso é válido para restaurantes, hamburguerias, pizzarias e todos demais estabelecimentos do ramo alimentício. 

 

Em seguida, defina um estoque mínimo e máximo que irá precisar entre uma compra e outra. Desta maneira, evitará a falta de itens básicos como toucas, luvas e máscaras, e também, a perda de mercadorias vencidas. Afinal, o estoque é composto principalmente de itens perecíveis, não é mesmo?

 

Mantenha sempre a organização

Nem precisamos dizer o quão importante é manter a ordem durante o gerenciamento de estoque. Essa é uma regra básica que deve ser cumprida à risca, principalmente quando se trata de comercialização de alimentos.

 

  1. Categorize os produtos

Um bom estoque deve estar sempre bem organizado, isso facilita o controle e a visualização dos itens disponíveis. Separe e armazene seus produtos de acordo com suas categorias como hortifruti, massas, temperos, enlatados, entre outros.

 

  1. Tenha tudo sob controle

O próximo passo para garantir a melhor gestão do seu estoque é manter todas as informações atualizadas através de um inventário. Com ele, será possível saber exatamente quais produtos estão sobrando e o que deve ser reposto.

 

  1. Conte com bons fornecedores.

Na hora de fazer o abastecimento do estoque, procure por fornecedores que entendem as necessidades do seu restaurante.

 

A Monte Carlo, em parceria com a Loggi, montou um plano de ação para atender prontamente às possíveis quebras de estoque dos clientes durante a quarentena.

 

Isso nos permite oferecer muito mais agilidade, qualidade e economia. Todas as entregas são feitas em até 24h por um valor acessível, e para compras acima de
R$ 500 o frete é grátis!

 

Essa é a nossa forma de garantir que seu estoque sempre estará abastecido com tudo o que precisa e com o melhor custo-benefício para você.

 

  1.  Aplique o PEPS

A técnica PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um bom método logístico  para estabelecer qual será a ordem de consumo dos itens em estoque. A regra é simples: o que foi adquirido primeiro deve ser comercializado antes do que foi comprado depois.

 

Além de evitar perdas, esse método garante a segurança do alimento que será comercializado. Descubra a diferença entre alimento seguro e segurança alimentar aqui.

 

A pandemia se tornou um grande desafio para quem trabalha com Food Service, mas com estas dicas, gerir o estoque do seu restaurante se tornará uma missão mais fácil.

 

E lembre-se: da mesma maneira que devemos reavaliar o estoque em um momento de crise, é preciso se preparar para a reabertura quando as atividades puderem ser retomadas.

Isto é fundamental para reduzir os desperdícios e melhorar o rendimento do seu food service durante e após a quarentena.

 

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