Quais as métricas a considerar no indicador de satisfação do cliente para o seu negócio de Food Service? - Monte Carlo Alimentos
Dicas de Gestão Foodservice

Quais as métricas a considerar no indicador de satisfação do cliente para o seu negócio de Food Service?

Aline,

06 setembro 2022

Veja a importância do feedback e como avaliar o retorno sobre investimentos realizados nas mídias digitais.

 

A satisfação do cliente é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma empresa e, por isso, é importante medir os níveis de satisfação dos consumidores. Existem diversos indicadores de satisfação do cliente, como a taxa de rejeição, a taxa de fidelização e a taxa de churn. Neste artigo, vamos abordar os principais indicadores de satisfação do cliente e como eles podem ser utilizados para melhorar os resultados da sua empresa.

 

Esses indicadores de satisfação são ferramentas que tem por objetivo analisar a satisfação do cliente com a empresa (KPI – Indicador-chave de desempenho)

O feedback é importante para avaliar o retorno sobre investimentos realizados nas mídias digitais. Ele permite que os gestores identifiquem as estratégias que estão funcionando e aquelas que precisam ser ajustadas. Além disso, o feedback ajuda a melhorar a qualidade do serviço prestado.

De acordo com o “Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021” da Zendesk”, 75% dos clientes se dispõem a gastar mais com empresas que oferecem boa experiência do cliente, 50% dos consumidores mudaram para o concorrente após uma experiência negativa, 80% dos consumidores mudaram para o concorrente após mais de uma experiência ruim. A pesquisa mostrou que a qualidade do atendimento ao cliente é um fator importante na decisão de compra. Os consumidores avaliam diversos aspectos, como o tempo de resolução de um problema, ligações que são abandonadas, tempo médio de um atendimento, dentre outros.

Para o Food Service implementar um indicador de satisfação é tão necessário quanto outro segmento, isso porque utiliza de canais como autoatendimento, cardápio digital, take away, marketplace, aplicativos de delivery, entre outros. O que se destaca no Food Service é a experiência do consumidor até a compra final e o recebimento do produto e serviço.

 

Alguns indicadores de satisfação que podem ajudar a sua empresa no Food Service a captar e manter os seus clientes:

 

  • NPS (Net Promoter Score)

Surgiu após a publicação de Fred Reichheld, Consultor da Bain & Company, na Harvard Business Review (uma revista de publicações da Universidade Harvard, nos EUA) em 2003.

O NPS é uma metodologia que visa mensurar a fidelidade do cliente com a empresa. Ela também identifica a taxa de rejeição, a taxa de fidelização e a taxa de churn de acordo com a classificação que os consumidores dão.

Geralmente é feita uma pesquisa NPS usando uma escala de 0-10, sendo zero muito improvável recomendar sua marca e 10 muito provável recomendar sua marca.

 

Como Calcular?

Passo: Utiliza-se então a porcentagem de clientes promotores e subtrai-se deles a porcentagem de clientes detratores.

 

  • CSAT (Customer Satisfaction Score)

O CSAT surgiu no fim da década de 1980, sendo chamado de Barômetro da Satisfação do Cliente Sueco por Claes Fornell.

O CSAT é uma métrica essencial que permite mensurar quanto um consumidor está satisfeito em relação ao seu atendimento, ao seu produto e ao seu serviço como um todo.

 

Como Calcular?

Passo 1: Contabilize a quantidade de respostas;

Passo 2: Divida a quantidade de respostas positivas (que indicam satisfação) pelo total obtido com a pesquisa;

Passo 3: Multiplique por 100 para encontrar a porcentagem do CSAT.

 

  • TMA (Tempo Médio de Atendimento)

O TMA é o indicador de desempenho utilizado para medir o tempo médio que a empresa demora para prestar os seus serviços por meio de ligações, conversas via chats ou outros canais de interação com o cliente.

 

Como Calcular?

Passo 1: Somar o tempo de conversa, o tempo de espera e as demandas pós atendimento

Passo 2: Dividir pelo o total de chamadas atendidas.

 

Nós da Monte Carlo Alimentos usamos o indicador NPS para alavancar as nossas vendas e para manter a fidelidade com os nossos clientes, para saber mais acesse:

https://mcarlo.co/nps

Viu só como é simples! Agora é só implementar o indicador de satisfação no seu negócio de Food Service para alavancar cada vez mais vendas e manter os seus clientes sempre com você!

 

Veja mais conteúdos sobre DICAS DE GESTÃO FOODSERVICE!

Aqui no nosso blog, você encontra muitos conteúdos que vão te ajudar na jornada para fazer seu estabelecimento bombar nas redes sociais e conquistar mais fregueses e seguidores.

Reunimos uma ampla curadoria com os temas mais relevantes para gestão e operação de bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias e muito mais. Aproveite!

Compartilhe esse conteúdo:

Leia também: